Atendimento no posto de saúde do Conservas, em Lajeado, será retomado na segunda-feira

1081
Crédito da foto: Pietra Darde / Divulgação

A Secretaria da Saúde (Sesa) da Prefeitura de Lajeado informa que a partir da próxima segunda-feira (1º/06), alguns serviços de saúde do município terão suas atividades retomadas. A nova mudança ocorre devido as melhoras na evolução que a pandemia de coronavírus vem apresentando no município de Lajeado. As principais alterações são nos postos do bairro Conservas e do Centro.

A partir de segunda, a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Conservas, que estava fechada desde o dia 24 de março, retoma o atendimento com seu horário normal, com o atendimento médico, de enfermagem e vacinação.

Já a Unidade Central de Promoção à Saúde do Bairro Centro não será mais referência para atendimento exclusivo de sintomáticos respiratórios de COVID-10, como vinha sendo até o momento. O Posto do Centro, juntamente à ESF Centro/São José/Praia, retomará o atendimento, inclusive do programa de estomias e da sala de vacinas, que estavam montados provisoriamente no Posto do Moinhos e Junta Militar, respectivamente. O serviço será referência no atendimento à população em geral, mantendo seu horário estendido das 7h30 até 19h.

Sendo assim, o Centro de Saúde Montanha permanece como referência exclusiva  para pacientes com sintomas respiratórios da COVID-19, com o horário das 7h30 às 19h.

Por enquanto, as ESFs dos bairros Morro 25 e Universitário seguem com seus serviços suspensos temporariamente. Isto ocorre porque, em razão da pandemia, fez-se necessário a readequação dos serviços, ampliação de horário em outros, assim como o afastamento de alguns profissionais da saúde. Ou seja, sem essa medida a Secretaria de Saúde não conseguiria disponibilizar atendimento mínimo em todos os postos do município.

As consultas eletivas de pediatria, pré-natal e outras demandas seguem sendo atendidas nas unidades de referência, assim como os atendimentos de consultas odontológicas de urgência que estão ocorrendo em quatro locais, são eles: ESF Jardim do Cedro, Moinhos, Olarias e Centro de Saúde São Cristóvão.

Clique neste link http://twixar.me/YpHT para saber mais sobre os funcionamentos em cada unidade.

Recomendação para sintomáticos de Covid-19:

– A orientação geral é que, antes de dirigir-se a alguma unidade, o cidadão faça primeiramente um contato telefônico com a Central de Atendimento pelo 0800-707-0809 (das 8h às 20h) para receber orientações. A equipe dará as primeiras orientações sobre como proceder.

– Se a pessoa considerar que os sintomas já estão mais evidentes pode buscar atendimento no Centro de Saúde Montanha das 7h30 às 19h em dias de semana. O paciente não deve se dirigir ao hospital. A UPA deve ser buscada apenas quando o Centro de Saúde Montanha não estiver em horário de funcionamento, ou seja, entre 19h e 7h30.

Atendimento exclusivo COVID-19

Centro de Saúde do Bairro Montanha

Endereço: Rua João Sebastiany, 1.312 – Montanha

Fone: 3982-1220

Horário de atendimento: 7h30 às 19h

- publicidade -