Kits de alimentação escolar são distribuídos para famílias de alunos da rede municipal de Lajeado

924
Crédito da foto: Pietra Darde / Divulgação

A Prefeitura de Lajeado, por meio das Secretarias da Educação (Sed) e do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), distribuiu nesta sexta-feira (06/04), kits de alimentação escolar adquiridos por meio do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal para as famílias de alunos matriculados na rede de ensino municipal. Nesta primeira etapa, foram entregues 300 kits nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro e Planalto. A próxima etapa de distribuição está prevista para ocorrer na próxima sexta-feira (12/06).

Conforme a secretária da Educação, Vera Plein, os kits podem ser retirados pelos beneficiários do Cadastro Único, bem como por famílias que não são inscritas mas estão em situação de vulnerabilidade ocasionada pela pandemia de coronavírus. 

O kit é composto por pacotes de massa, bolacha, farinha de trigo, arroz, açúcar, sardinha, feijão, leite em pó, farinha de milho e azeite. Os alimentos foram definidos pela equipe de nutrição da pasta observando os critérios e regras do Ministério da Educação, que autorizou a entrega em caráter excepcional devido à pandemia de coronavírus por meio da Resolução nº 02 de 09 de abril de 2020.  Além disso, os responsáveis também ganham um vale kit para a retirada de hortifrutigranjeiros na Feira do Produtor Rural.

A situação de cada família já é avaliada no momento do agendamento por telefone, podendo ser retirado até dois kits por família. No momento da retirada, o responsável pelo aluno deve apresentar seu documento de identificação e também do aluno.

Silvia Regina Marques, 38 anos, que tem seus filhos matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal (FOK), retirou seus dois kits nesta manhã. “Os alimentos irão nos ajudar muito, é essencial. Achei a iniciativa muito boa”, disse Silvia, moradora do Bairro Morro 25.

A distribuição está prevista para ocorrer sempre nas sextas-feiras nos CRAS mediante agendamento prévio pelos telefones 3982-1094 (CRAS bairro Centro) ou 3982-1133 (CRAS bairro Planalto).

Além destes kits, a Secretaria da Educação já vinha realizando a entrega de gêneros alimentícios também adquiridos anteriormente pelo Programa. “Este é um momento para as Secretarias se unirem ainda mais e trabalharem de forma conjunta, sempre com ética e responsabilidade. Os alimentos que antes eram disponibilizados para a merenda escolar continuarão atendendo os alunos da rede municipal”, ressaltou Vera.

- publicidade -