Prefeitura e Univates iniciam segunda etapa do Testa Lajeado para avaliar disseminação do coronavírus

683

A Prefeitura de Lajeado e a Univates retomam neste sábado (13/06), a segunda etapa das coletas para a pesquisa Testa Lajeado – Pesquisa de Contaminação por Covid-19 na População de Lajeado. A primeira etapa foi realizada entre os dias 30 de maio e 4 de junho, então agora, 14 dias depois do início da primeira fase, será iniciada a segunda parte da coleta. Ao todo, serão três etapas.

O objetivo da pesquisa é estimar a prevalência, ou seja, verificar a frequência e disseminação da Covid-19 entre a população lajeadense. A pesquisa fará no total a testagem de 3.600 pessoas, em endereços sorteados aleatoriamente na cidade, para verificar o percentual de moradores da cidade que já desenvolveram os anticorpos para a enfermidade causada pelo novo coronavírus.

Para realizar a pesquisa, a prefeitura contratou a Univates, que convidou estudantes das áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina para atuarem em parceria com pesquisadores, funcionários da universidade e com agentes de saúde. Em duplas, eles fazem a abordagem dos moradores sorteados para a pesquisa e, se houver concordância, fazem a coleta de uma gota de sangue para o teste rápido e a pessoa responde a um questionário.

Na primeira etapa da pesquisa, 1.450 pessoas participaram do estudo. Desta amostra, 45 pessoas (3,1%) foram consideradas positivas para coronavírus porque o resultado do teste rápido indicou que tinham anticorpos para a doença. Esta prevalência era 14 vezes maior à encontrada na última rodada da pesquisa realizada pela UFPel, que está sendo realizada em nove municípios do Estado e é uma das poucas pesquisas de prevalência realizadas no país.

Com a prevalência de 3,1% encontrada na pesquisa da Univates, a estimativa é que haveria 2 mil pessoas contaminadas na cidade. Como Lajeado tinha 1400 casos confirmados no término da pesquisa, Lajeado poderia ser considerada uma das cidades com a menor subdetecção (subnotificação) do Estado. Enquanto o estudo da UFPel estimava 9 casos não notificados para cada positivo na última etapa, Lajeado aponta menos de um caso não notificado para cada positivo.

A realização de testes é importante para avaliar o percentual da população que já foi contaminado e o índice de letalidade da doença, que é medida pelo número de mortes causados pela Covid-19 em comparação com o número de casos confirmados da doença. Quanto mais casos forem confirmados, mantendo-se o número de óbitos, menor será a letalidade da doença em decorrência da relação matemática entre estes dois indicadores. Ao mesmo tempo, os testes poderão indicar a necessidade de atuação mais específica em algumas regiões, ou a importância da adoção de medidas em determinados espaços físicos ou atividades.

COMO IDENTIFICAR OS PESQUISADORES
Para dar segurança à comunidade, a Univates informa como identificar os pesquisadores participantes da pesquisa:
– Os carros utilizados estão com adesivos da Univates ou contam com cartazes na parte frontal do carro identificando os veículos
– Os pesquisadores usam máscara, face shield (proteção acrílica transparente no rosto), touca, luvas e avental
– As duplas chegam carregando uma caixa térmica onde estão os materiais 
– Os pesquisadores usam um crachá do “Testa Lajeado” e também têm consigo o crachá da Univates. Em caso de dúvidas, peça para mostrarem a credencial, que tem a foto da pessoa para ajudar na identificação.
– Os pesquisadores pedirão a assinatura de um termo de consentimento para participar da pesquisa, sortearão uma pessoa para participar, farão a coleta de uma gota de sangue desta pessoa para fazer o teste, aplicarão um questionário sobre sintomas, comportamento, distanciamento social e outras perguntas, pedirão que a pessoa faça a medição da circunferência abdominal e informarão o resultado do teste. Todas as informações do participante são mantidas em sigilo.
– Se ainda persistirem dúvidas, a pessoa pode ligar para a Univates para se certificar sobre a veracidade da pesquisa pelo fone 3714-7000 ramal 5870.
– Se você desconfiar de algum golpe, acione a Brigada Militar pelo fone 190.


PARA SABER MAIS SOBRE A PESQUISA
– A “Pesquisa de Contaminação por Covid-19 na População de Lajeado” será um dos maiores estudos do país para detectar a disseminação da doença Covid-19. A primeira etapa começou no dia 30/05 e foi até o dia 05/06. A pesquisa é realizada pela Univates e fará, em três etapas, a testagem de 3.600 pessoas, em endereços sorteados aleatoriamente na cidade, para verificar o percentual de moradores da cidade que já desenvolveram os anticorpos para a enfermidade causada pelo novo coronavírus. Para o teste, será usado o teste rápido, que indica a presença de anticorpos para a doença no sangue.
– A terceira e última etapa da pesquisa está prevista para iniciar em 27 de junho. O período de 14 dias entre as etapas é o intervalo de tempo adequado para detectar a expansão do vírus, cujo ciclo médio entre contaminação e cura é de 14 dias.- Os endereços em que os testes serão realizados serão sorteados seguindo critérios de distribuição geográfica usados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em cada abordagem nos endereços sorteados, uma pessoa será convidada a participar. Aceitando, deverá responder ao questionário informando dados gerais, de saúde, comportamento, comorbidades, sintomas e outros, e também terá uma gota de sangue coletada para a verificação da presença de anticorpos e terá medidas do abdômen verificadas. Se o caso for positivo, os demais moradores da residência também serão testados. Os dados dos participantes permanecerão em sigilo. Os casos positivos serão informados à Vigilância Epidemiológica do município para acompanhamento da evolução da pandemia.
– A pesquisa realizada em Lajeado baseou-se no modelo que está sendo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 9 municípios gaúchos e agora também nacionalmente, com aperfeiçoamentos locais e ajustes quantitativos, já que haverá um percentual maior de testagens em Lajeado. Com uma população estimada em 84.014 pessoas (segundo o IBGE 2019), o volume de testes realizado em Lajeado resultará em uma pesquisa com margem de erro de 1% e índice de confiança de 95%.
– A pesquisa teve aprovação do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para garantir que a realização esteja em conformidade com preceitos científicos e que seus resultados possam ser usados em publicações da área.
– Depois de cada etapa de coleta, são divulgados os resultados da prevalência encontrada em Lajeado.
– O valor da pesquisa, de R$ 141 mil, será custeado pela Prefeitura e será destinado principalmente à aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para uso dos pesquisadores, que precisarão trocar seus aventais e luvas a cada visita realizada, e para custear as equipes. Os testes rápidos que serão utilizados foram repassados pela Secretaria Estadual da Saúde.

- publicidade -