Prefeitura reforça restrições a circulação de pessoas para o final de semana em Lajeado

320

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e dos órgãos de fiscalização, atuará na restrição de circulação de carros e pessoas durante o final de semana. O objetivo das medidas que serão adotadas é reduzir a quantidade de pessoas circulando no mesmo local, gerando aglomerações, como aconteceu no último final de semana. O excesso de pessoas nos parques e áreas públicas preocupa o município em razão de ampliar os riscos de contaminação da população com o novo coronavírus. “Temos buscado atuar por meio da conscientização, falando sempre da importância do uso da máscara e da necessidade de as pessoas se manterem afastadas umas das outras, praticando o distanciamento social. Como nossos números vêm se estabilizando ao longo das últimas semanas, vimos que a comunidade está relaxando nas medidas, então precisamos voltar a ligar o alerta vermelho e chamar a atenção da cidade. Lajeado está melhor, mas isso não significa vida normal. Temos que seguir mantendo as restrições para evitar um novo agravamento da situação logo à frente”, disse o prefeito, Marcelo Caumo.

Para que isso seja realizado, áreas de grande circulação de pessoas terão os acessos restringidos no sábado e no domingo. Os locais serão demarcados com sinalização de trânsito, e carros da fiscalização estarão atuando nestas áreas para orientação das pessoas. Além disso, equipes de fiscalização estarão atuando no final de semana. As decisões foram tomadas durante reunião nesta quinta-feira (25/06), da qual participaram o prefeito, Marcelo Caumo, a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, e os secretários municipais da Segurança Pública, Paulo Locatelli, da Administração, Elisângela Hoss de Souza, e da Fazenda, Guilherme Cé.

As medidas que todos devem seguir:
– Saia de casa apenas para fazer o essencial. Quanto menos gente circulando, menor a contaminação pelo coronavírus
– Quando sair, use máscara, em todos os lugares, especialmente quando compartilhar um espaço físico com outras pessoas.
– Lave sempre as mãos com água e sabão, evitando tocar o rosto. Se não for possível lavar, use álcool em gel 70°. Tenha um frasco sempre consigo para higienização.
– Não compartilhe a cuia de chimarrão com amigos. Apenas pessoas que moram juntas podem compartilhar. Nos outros casos, cada um deve usar sua própria cuia e bomba.
– Mantenha distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas. Como o coronavírus se dissemina principalmente por meio de gotículas espalhadas quando tossimos, espirramos ou mesmo falamos, ficar distante de outras pessoas reduz o risco de contaminação.
– Adote e mantenha hábitos de etiqueta respiratória: além do uso da máscara e da distância de outras pessoas, se precisar espirrar ou tossir, apoie a boca junto ao cotovelo. NUNCA tire a máscara para tossir ou espirrar. A máscara deve ser usada justamente para evitar que tosse e espirros espalhem o vírus de alguém contaminado.

Os locais que terão restrição de circulação:
– Rua Santos Filho, junto ao Parque dos Dick
– Avenida Avelino Talini, junto à Univates, entre as rótulas das avenidas Alberto Müller e Alberto Pasqualini
– Avenida Piraí, entre a Avenida Senador Alberto Pasqualini e o Parque Piraí
– Proximidades do Pico do 8 (próximo à Univates)
– Proximidades dos postos de combustíveis 
– Parque de Eventos do município
Lembrando: um decreto municipal proíbe o consumo de bebida alcoólica nas ruas e espaços públicos do município.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui