Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social atende famílias desalojadas e desabrigadas em Lajeado

847
O atendimento deve ser procurado na secretaria / Crédito da foto: Cláudia Mazzarino / Divulgação

Desde esta quarta-feira (15/07), famílias de Lajeado que ficaram desalojadas em razão das cheias do Rio Taquari devem buscar por atendimento na sede da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) de Lajeado, localizada no Bairro Centro. Sendo assim, a partir desta quinta-feira (16/07), a equipe de assistência social atenderá no Parque do Imigrante exclusivamente as famílias que permanecerem abrigadas no local. De acordo com o último levantamento feito pela Prefeitura de Lajeado e Defesa Civil, ainda continuavam alojadas 95 pessoas no Parque.

As pessoas que ficaram desalojadas, ou seja, aquelas que deslocaram-se para casa de amigos e parentes, e que necessitam de algum tipo de auxílio como roupas, produtos de higiene e limpeza, ou para o cadastro de reparos em residências, devem procurar primeiramente por atendimento na Sthas para receberem os devidos encaminhamentos. Os interessados devem apresentar documento com foto e comprovante de residência.

Este mesmo atendimento também acontece para quem está abrigado no Parque do Imigrante.

De acordo com a diretora da pasta, Cláudia Mazzarino, a procura na Sthas foi intensa nesta quarta-feira. “Foram realizados mais de 40 atendimentos. A secretaria está à disposição destas famílias para o que for possível. Esperamos que em breve a vida e as casas delas se reconstruam”, ressaltou Claudia.

Desabrigados permanecem no Parque do Imigrante

Por sua vez, mais de 40 famílias já deixaram o Parque do Imigrante desde o início desta semana. Nesta quarta-feira, foi a vez de Lisane Soares Leite, 38 anos, e seu esposo voltarem para casa.

“Achei o período que fiquei no Parque tranquilo e organizado. Mas estava ansiosa para voltar para casa pois a gente sempre quer estar dentro do nosso próprio cantinho. O sentimento agora é de alegria”, contou Lisane Soares Leite, enquanto fazia sua mudança.

Algumas famílias permanecem no Parque pois tiveram suas casas danificadas, sendo necessárias reformas para que possam retornar de forma segura.

Avaliação das casas afetadas pela cheia 

Nos próximos dias, a Sthas iniciará uma avaliação das casas afetadas pela cheia que necessitam de reparos ou mesmo de reconstrução.

Até a tarde desta quarta-feira, a secretaria contabilizava o cadastro de quatro famílias que precisavam de apoio. Com o levantamento, serão definidas as ações a serem executadas em cada caso.

Prefeitura e Defesa Civil recebem doação de 1,2 mil litros de leite

A enchente histórica em Lajeado também ficou marcada pela solidariedade. Nesta quarta-feira (15/07), a Prefeitura e Defesa Civil receberam 100 caixas de leite vegetal a base de amêndoas da Cooperativa Piá, totalizando 1,2 mil litros. As caixas de bebidas vegetais foram entregues no Pavilhão 4 e serão distribuídas para as famílias em situação de vulnerabilidade.

“Este ano tem sido desafiador e nos convida a ser melhores em todos os sentidos. A Piá esteve atenta desde o início das cheias nos Vales e quis ajudar. Sabemos que a nutrição básica alimenta corpo e a alma e isto é o que queremos semear neste ano”, contou a lajeadense e responsável pelo Marketing da Piá, Emília Pulita.

Atendimento para famílias necessitadas

Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas)

Endereço: Avenida Benjamin Constant, 428, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45

Telefone: 3982-1092

Horário de atendimento: De segunda a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45. Na sexta-feira das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. 

- publicidade -