Vale entra na bandeira vermelha no mapa preliminar do Distanciamento Controlado

1498

O governo do estado divulgou nesta sexta-feira (17/07) o mapa preliminar da 11º rodada do Distanciamento Controlado. O mapa preliminar coloca a região de Lajeado, que abrange o Vale do Taquari, em bandeira vermelha. A Região de Lajeado apresentou piora em 3 indicadores que abrangem dados específicos da região. Mesmo com a melhora em 2 indicadores de Propagação da Covid-19 e em 1 de Capacidade de Atendimento da Macrorregião Vales, a média ponderada final ficou dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final na cor Vermelha.

O agravamento da pandemia deixou em vermelho quase todo o Rio Grande do Sul. Das 20 regiões do Distanciamento Controlado, apenas duas foram classificadas com bandeira laranja (risco médio). Significa que 90% do Estado apresenta alto risco para disseminação de coronavírus e ocupação de leitos. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (20/7).

As prefeituras e associações regionais têm 36 horas – que se encerram às 6h domingo (19/7) – para apresentarem recurso por meio do formulário on-line. Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise na segunda-feira (20/7) e, à tarde, o mapa definitivo, vigente a partir de terça (21/7), será divulgado.

Municípios que podem adotar regras da bandeira laranja

Caso a bandeira vermelha seja confirmada na segunda-feira, 23 dos 37 municípios da região de Lajeado poderão adotar as regras da bandeira laranja. Isso porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local. São eles: Anta Gorda, Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Ilópolis, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Santa Clara do Sul, São Valentim do Sul, Sério, Vespasiano Corrêa e Westfália.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.