Polícia Civil alerta para frequência do golpe da troca de fotos íntimas

Saiba como os golpistas agem e de que forma evitar cair na cilada

2166
Golpistas se passam por outras pessoas nas redes sociais para atrair vítimas e extorquir dinheiro com ameaças // Crédito: Divulgação Polícia Civil

O delegado da Polícia Civil de Teutônia, Alex Assmann, informou que o golpe da troca de fotos íntimas (ou nudes) ocorre com bastante frequência, a partir dos registros efetuados na DP de Teutônia. “Toda semana tem ocorrência do golpe do nudes”, explica. Mesmo sem ter efetuado um levantamento numérico, “Infelizmente, tem bastante”. Isto sem falar nos dados ocultos, que não são registrados.

Como os golpistas agem? Os golpistas utilizam as redes sociais para enganar suas vítimas, que podem ser homens ou mulheres, porém, é maior o número de homens, maiores de idade e muitas vezes casados. O golpista cria e usa um perfil falso, geralmente com a foto de uma jovem bonita e atraente. Eles começam uma amizade e logo o golpista – jovem moça ou rapaz atraente – envia fotos íntimas suas e pede para que a vítima faça o mesmo.

De posse dessas fotos íntimas da vítima, outro golpista entra em cena: o suposto pai ou padrasto da(o) jovem, alegando que este último é menor de idade e que a vítima estaria praticando o crime de pedofilia pela internet. Para que o pai/padrasto não leve o caso para a Polícia ou não conte tudo para a esposa/marido da vítima, exige que seja paga uma quantia em dinheiro.

Algumas vezes, os golpistas se fazem passar por policiais civis, alegando que as fotos já fazem parte de um inquérito policial e solicitam o depósito para que a “investigação seja arquivada”. Geralmente, com medo de exposição pública ou pela vergonha de ter caído no golpe, há vítimas que acabam depositando alguns valores. Quando percebem que os pedidos não param e a extorsão segue, procuram a polícia para fazer a denúncia.

Crédito: Divulgação Polícia Civil

Polícia Civil recomenda

  • Não troque nem compartilhe fotos íntimas pela internet.
  • Lembre-se: depois que a foto ou vídeo foi compartilhado, ele pode circular por milhares de pessoas.
  • Desconfie de solicitações de amizades de pessoas que você não conhece.
  • E o mais importante: pedofilia é crime! Se a pessoa que você está fazendo uma nova amizade aparenta ser meor de idade, todo o cuidado é necessário!

- publicidade -