1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS é lançada

1042
O evento conta com a participação de 56 artesãos e a exposição de 166 itens / Crédito da foto: Castorly Stock / Pexels

1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS está no ar. O evento conta com a participação de 56 artesãos e a exposição de 166 itens. A promoção é da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas) e da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

O evento virtual é uma alternativa à 37ª Expoargs, maior feira de artesanato gaúcho que foi cancelada devido à pandemia e era realizada anualmente pela FGTAS, por meio do PGA, simultaneamente à Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O blog dispõe de ampla variedade de peças de amigurumi, quadros, artigos em couro, cutelaria, bombas de prata, cuias, bolsas (patchwork, crochê e couro), bonecas, conjunto de roupa para bebê, guirlandas, jogos (de toalhas, lençóis, cozinha, americano, banheiro) e mandalas, entre outros.

De acordo com o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, “a feira virtual objetiva divulgar o trabalho e as peças de alta qualidade confeccionadas pelos artesãos gaúchos, de modo a promover a aproximação dos artesãos com os consumidores”.

A 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS segue até 26 de dezembro e está dividida em quatro campanhas: Tradição Gaúcha, Dia das Crianças, Dia da Consciência Negra e Festejo Natalino. Confira, a seguir, os períodos de inscrição das próximas campanha:

• Dia das Crianças (de 8 a 27 de setembro);
• Dia da Consciência Negra (de 28 de setembro a 27 de outubro);
• Festejo Natalino (de 28 de outubro a 26 de novembro).

Os artesãos podem se inscrever nas quatro campanhas, independentemente de já terem sido selecionados ou não, desde que cadastrem um produto novo/diferente em cada campanha. O evento engloba, ainda, atividades de capacitação e de orientação. A programação completa está disponível no blog.

Dia das Crianças

As inscrições gratuitas para a campanha de Dia das Crianças seguem abertas até 27 de setembro. Pode se inscrever na exposição virtual artesãos quem tiver carteira de artesão expedida pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) dentro do prazo de validade. Profissionais que necessitarem renovar sua carteira poderão fazê-lo através do blog.

Somente serão aceitas inscrições para exposição de peças de matérias-primas e técnicas para as quais os candidatos estão habilitados, ou seja, que constam na carteira de artesão.

Para expor na feira, é necessário preencher o formulário de inscrição presente no portal, além de anexar imagens das peças artesanais. Confira a íntegra do edital no blog.

Concursos

Artesãos que cadastram produtos relacionados aos temas das campanhas também podem inscrever seus produtos nos concursos de valorização do artesanato gaúcho. Nesta primeira edição, concorrem as peças relacionadas à campanha Tradição Gaúcha, expostas na página do concurso no Facebook.

Conforme o coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social (DPDS) da FGTAS, Denis Costa, os concursos têm avaliações populares e técnicas. A popular considera a representatividade cultural e popular dos artesãos nas regiões funcionais do Estado, por meio da mensuração dos números de acesso/visualização, compartilhamento e curtidas nas redes sociais. A avaliação técnica é realizada por uma comissão composta por técnicos atuantes no segmento do artesanato. O edital do concurso está disponível no site.

- publicidade -