Univates participa de programa estadual de apoio a famílias de baixa renda

Programa “Nenhuma Casa sem Banheiro” busca realizar melhorias sanitárias em domicílios no município de Lajeado

592
“Nenhuma Casa sem Banheiro” busca realizar melhorias sanitárias em domicílios no município de Lajeado / Crédito da foto: divulgação

A Universidade do Vale do Taquari – Univates, por meio do projeto de extensão Habitar Bem e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), está participando do programa “Nenhuma Casa sem Banheiro”. Desenvolvido em parceria com a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Alto Taquari (Seavat), a Secretaria de Planejamento (Seplan) e a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), o projeto tem como objetivo realizar melhorias sanitárias em domicílios do Rio Grande do Sul. 

Nesta etapa, o programa está recebendo inscrições de profissionais que têm interesse em realizar e acompanhar os projetos no município de Lajeado. As inscrições devem ser realizadas até o dia 11 de outubro pelo Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), no site servicos.caubr.gov.br/.

De acordo com a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, professora Jamile Weizenmann, a participação no programa permite que o estudante desenvolva, em um trabalho social, aquilo que é abordado durante as aulas. “A participação no ‘Nenhuma Casa sem Banheiro’ é uma grande oportunidade de articulação dos diferentes agentes para fomentar a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) no município, gerando qualidade e melhorias nas habitações. Além disso, para a extensão universitária, essas ações permitem ao estudante compreender a realidade em que vivemos e ver a importância do papel social do arquiteto e urbanista diante do tema da moradia digna. Os voluntários poderão ajudar nos levantamentos das casas selecionadas para reformas dos sanitários e auxiliar nos desenhos técnicos como oportunidade de aprendizagem no campo pessoal e profissional”, salienta a professora.

O edital completo pode ser conferido aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Jamile Weizenmann / Crédito da foto: Lucas George Wendt / Divulgação

Conheça o programa

O “Nenhuma Casa sem Banheiro” é investimento de mais de R$ 500 mil realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), devendo beneficiar cerca de 11 mil famílias gaúchas de baixa renda. Lançado em junho deste ano, o programa tem como objetivo viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por arquitetos e urbanistas. 

O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas de combate à Covid-19 que foram aprovadas durante a 108ª Plenária do CAU/RS, realizada em formato on-line. Em Lajeado, são nove banheiros inscritos, tendo as famílias sido pré-selecionadas pela Sthas, de acordo com critérios estabelecidos em razão de problemas atuais como falta de acessibilidade, instalações precárias e insalubridade. O projeto de extensão Habitar Bem conta com o apoio das empresas Arabesco, Andrea Feine, Florense Lajeado, Lajeadense Vidros, Girafa Comunicação e Open Decor.

- publicidade -