Quase 8 mil pessoas participaram dos passeios do Trem dos Vales

Viagens entre Colinas e Roca Sales, no último fim de semana, encerraram projeto para 2020

851
Belas paisagens podem ser conferidas durante o passeio pelos trilhos da ferrovia tronco principal Sul / Crédito da foto: Plural Comunicação Integrada / Divulgação

As belezas do Vale do Taquari foram conferidas, de dentro do vagão de um trem, por quase 8 mil pessoas, em cerca de 30 viagens, neste ano. No último fim de semana (07.11 e 08.11), 1.331 bilhetes foram comercializados para as viagens entre Colinas e Roca Sales. Já os passeios entre Muçum e Guaporé, pela Ferrovia do Trigo, reuniram 6,5 mil turistas.

Este ano, as viagens começaram no dia 17 de outubro, fazendo o trajeto Muçum e Guaporé. O passeio apresenta aos turistas 21 túneis e 17 viadutos, entre eles, o V-13, em Vespasiano Corrêa; e os viadutos Pesseguinho e Mula Preta, em Dois Lajeados. Além disso, é possível conferir uma paisagem exuberante, com vegetação e cascatas, que compõem cenários de beleza única.

Já o trajeto entre Colinas e Roca Sales, brindou os participantes com belas paisagens dos morros e do Rio Taquari, passagem por túneis, além de vistas rurais e urbanas das cidades. O passeio tem 17 quilômetros pelos trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul, inaugurada em 1960, num percurso de cerca de uma hora. Durante a viagem, músicos divertiram o público, com cantorias das culturas alemã e italiana. Nas estações, houve comercialização de artesanato, café da colônia e produtos das agroindústrias familiares.

Paisagem rural e muitos morros no trajeto entre Colinas e Roca Sales / Crédito da foto: Plural Comunicação Integrada / Divulgação
Música nos vagões e na estação de Colinas animou os passageiros do trem / Crédito da foto: Plural Comunicação Integrada / Divulgação
Crédito da foto: Plural Comunicação Integrada / Divulgação

O número de participantes ficou dentro do esperado pela coordenação do Trem dos Vales. Ele representou a metade da capacidade, já que os passeios ocorreram com apenas com 50% de ocupação, mantendo os cuidados para evitar aglomeração. A coordenação do Trem dos Vales e Amturvales trabalham para trazer, a partir de 2021, o trem em definitivo para a região fazendo dele um dos principais produtos turísticos do Estado.

Conforme o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, o projeto vem, a cada ano, consolidando-se como um excelente atrativo turístico para a região. Integrando roteiros turísticos, pontos de alimentação, serviços de acomodação e alojamento, além de visitação a diversos pontos do Vale, atraindo milhares de visitantes internamente e de outras regiões. “A cada ano estamos aperfeiçoando o passeio, que é um dos mais lindos do Brasil, onde as pessoas podem contemplar belezas naturais e arquitetônicas exuberantes, que encantam quem faz o passeio”, destaca Fontana.

Coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana/ Crédito da foto: Plural Comunicação Integrada / Divulgação

O projeto Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABFP), com apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), prefeituras e Rumo Logística.

- publicidade -