Projeto “Nenhuma Casa sem Banheiro” inicia processo de reforma de residências em Lajeado

Arquitetas selecionadas pelo programa iniciaram com as visitas na tarde desta quarta-feira, dia 18

618
Visitas às residencia iniciaram na tarde desta quarta-feira, dia 18 / Crédito da foto: Vinicius Mallmann / Divulgação

Teve início na tarde desta quarta-feira, dia 18, a segunda etapa do programa “Nenhuma Casa sem Banheiro”, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), em Lajeado. Nesta etapa do programa desenvolvido pela Univates, por meio do projeto de extensão Habitar Bem e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), em parceria com a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Alto Taquari (Seavat), a Secretaria de Planejamento (Seplan) e a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), as três arquitetas selecionadas visitam as residências. Elas serão responsáveis por realizar e acompanhar a execução dos projetos.

O objetivo do programa é viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por arquitetos e urbanistas. Inicialmente, o programa selecionou nove famílias de baixa renda em Lajeado para realizar reformas sanitárias. Uma das residências que irá receber a reforma é a de Noemi Silva dos Santos, 67 anos. Moradora do bairro Santo Antônio, ela conta que o auxílio do projeto permitirá uma melhor qualidade de vida para sua família. “Ao todos, somos em seis na casa, eu e mais cinco netos. Como só temos um banheiro, acaba sendo complicado em alguns horários do dia. Com o auxílio do programa, isso vai melhorar bastante, o que me deixa muito feliz”, relata.

Moradora do bairro Santo Antônio, Noemi Silva dos Santos / Crédito da foto: Vinicius Mallmann / Divulgação

Para o estudante e bolsista do Projeto de Extensão Habitar Bem, Bruno André Frohlich, a participação no programa agrega muito para sua vida profissional. “Estou muito feliz em poder participar do Nenhuma Casa sem Banheiro. Estou conhecendo famílias com uma realidade totalmente diferente da que estamos acostumados, e posso perceber que cada pessoa se adapta ao local e às condições em que ela vive. Pela extensão, fico responsável por fazer todo o intermédio entre as frentes envolvidas, além de dar todo o suporte, junto do Sthas às arquitetas para que possamos realizar as ações junto a essas famílias”, destaca o estudante. 

Estudante e bolsista do Projeto de Extensão Habitar Bem, Bruno André Frohlich / Crédito da foto: Vinicius Mallmann / Divulgação

Saiba mais

O “Nenhuma Casa sem Banheiro” é investimento de mais de R$ 500 mil realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), devendo beneficiar cerca de 11 mil famílias gaúchas de baixa renda. Lançado em junho deste ano, o programa tem como objetivo viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por arquitetos e urbanistas. 

O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas de combate à Covid-19 que foram aprovadas durante a 108ª Plenária do CAU/RS, realizada em formato on-line. Em Lajeado, são nove banheiros inscritos, tendo as famílias sido pré-selecionadas pela Sthas, de acordo com critérios estabelecidos em razão de problemas atuais como falta de acessibilidade, instalações precárias e insalubridade. O projeto de extensão Habitar Bem é coordenado pela professora Jamile Weizenmann e conta com o apoio das empresas Arabesco, Andrea Feine, Florense Lajeado, Lajeadense Vidros, Girafa Comunicação e Open Decor.

- publicidade -