Feira do Livro Virtual de Teutônia inicia nesta quinta-feira

Programação ocorre de 3 a 5 de dezembro e é aberta à toda a comunidade

623
Feira do Livro ocorrerá de forma virtual / Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer / Divulgação

Inicia nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, a 9ª Feira do Livro de Teutônia, que neste ano ocorre no formato virtual, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Reinventada, a programação segue até sábado, dia 5 de dezembro, sendo aberta a toda a comunidade. Diversas atividades estão previstas, incluindo a banca virtual com duas livrarias parceiras.

Toda a programação usará a plataforma virtual, que poderá ser acessada pelo site www.educteutonia.com.br/feiradolivro . Pelo site é possível ter acesso à banca virtual das duas livrarias parceiras do evento: Livraria Wessel, de Teutônia, e Livraria Kadernus, de Arroio do Meio, sendo que já é possível acessar as bancas, que possuem uma grande variedade de livros, sendo, inclusive, uma opção de presente para o Natal.

No portal, também será possível acessar todas as atividades, bem como os links dos vídeos e lives, mesmo após a sua realização. Os links também serão disponibilizados no Facebook da Secretaria de Educação ( https://www.facebook.com/smedeteutonia ). As lives terão transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Educação no Youtube, sendo que os links posteriormente também serão compartilhados no Facebook da pasta.

Banca virtual, concursos de desenho, história em quadrinhos, conto e crônica, mostra literária e cultural, dança, música, teatro, contação de histórias, poesia, palestras, além de bate-papo com a Patrona Ana Cecília Togni, a Tia Chica, estão entre as atividades previstas. Com o tema “Leitura e acolhimento”, o evento visa marcar presença na vida escolar e mobilizará a comunidade valorizando a família, o acolhimento, a cultura e a diversidade. 

A patrona

A patrona da Feira do Livro 2020 é Ana Cecília Togni. Ela é licenciada em Matemática (Ufrgs), Especialista em Matemática (Unisc), Mestre em Educação (Unisinos) e Doutora em Informática na Educação (Ufrgs). Ela também é fundadora da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), sendo a primeira primeira presidente da entidade (gestão 2005/2008). Ana, que utiliza o cognome de Tia Chica, ocupa a cadeira de número 1 da Academia. Desde 2005, Tia Chica já coordenou seis edições do Concurso Literário Novos Talentos: Escritos/ Escritores, que é lançado a cada dois anos. É autora de mais de 15 obras literárias e possui, também, artigos científicos publicados em periódicos educacionais nacionais e internacionais.

Destaques da programação (com abas no site da Feira)

– Alivat – Momentos Literários (10 vídeos curtos) – O público poderá acessar a leitura de poemas, fragmentos de textos e livros, apresentados na voz dos membros da Academia.

– Banca virtual – A Feira do Livro possibilitará a aquisição de excelentes livros, com descontos, disponibilizados pelas livrarias parceiras.

– Contação de Histórias – Um dos primeiros caminhos para transmitir conhecimento às crianças e estimular a imaginação delas é a contação de histórias. Por isso, estarão disponíveis nesta aba diversas contações de histórias.

– Mostra Olhares – A Mostra convida para um olhar para as vivências e aprendizagens dos alunos em 2020, a importância das famílias, dos amigos, dos educadores na vida das nossas crianças. Um olhar atento para se reinventar, apropriar-se das tecnologias e de acolhimento nas escolas da rede municipal, no Cemef e no Semear.

– No espaço “Compartilhando vivências”, a comunidade poderá acessar vídeos produzidos pelos convidados, nos quais suas vivências nas mais diferentes áreas, serão compartilhadas. Você encontrará relatos de profissionais do cinema, poesia, educação, fotografia, editor de revista em quadrinhos, direito, escritores,  artistas, arquiteto, cultura, dentre outros.

– Concurso – Entre as atividades propostas para os alunos das escolas da rede municipal, está o concurso, no qual os estudantes irão exercitar as linguagens escrita e visual, com a temática “Leitura e Acolhimento”. O tema busca valorizar a família, o acolhimento, a cultura e a diversidade. O concurso está dividido em quatro categorias, conforme a faixa etária: desenho, história em quadrinhos, conto e crônica. O resultado do concurso será divulgado no encerramento da feira.

– Histórias Encenadas: Grupo Luz & Cena – Ao contar histórias de forma encenada, de dramatização ou atuação teatral, o enredo é capaz de fazer brilhar os olhos de quem o vê. A fascinação do imaginário emociona. O teatro, mesmo que encenado em uma tela de vídeo em tempos de isolamento social, é uma forma de arte com o poder de despertar sentimentos. Nesta aba estarão disponíveis 16 histórias infantis que duram entre 5 e 10 minutos.

9ª FEIRA DO LIVRO DE TEUTÔNIA

>>> 03/12 – Quinta-feira

9h – Música com professora Maitê Saldivia Fernandes. Público: Comunidade em geral;

9h20min – Contação de História, com Cristina Muller. Título: “João Esperto leva o presente certo”. Público: Infantil;

9h30min – Dança: Grupo Movimentu’s, sob coordenação de – Raquel Janke da Silva Feyh. Público: Comunidade em geral;

10h – Palestra “Expressão”, com Karina Meyer Braun. Público: Alunos dos Anos Finais, EJA e comunidade em geral;

14h – Palestra “ Despertar para a construção de uma sociedade antirracista – 20 de novembro, Zumbi e Dandara pedem passagem”, com Angélica Xavier. Público: Alunos dos Anos Finais, EJA e comunidade em geral;

15h30min – Música com a professora Alissa Maria Bracht. Público: Comunidade em geral;

16h – Contação de História com a Biblioteca Sesc Lajeado. Título: “A casa sonolenta”, de Audrey Wood. Público: Infantil;

19h – Solenidade de abertura (live), com apresentação da Orquestra Jovem de Teutônia. Público: Comunidade em geral;

>>> 04/12 – Sexta-feira

8h30min – Palestra (live) “ A importância da leitura em tempos de pandemia”, com Rosane Maria Cardoso, da Univates. Público: Estudantes anos finais, EJA e comunidade em geral;

9h30min – Oficina de Maquiagem Artística, com Tatiane Irene Fell Feine. Público: Comunidade em geral;

10h – Contação de História, com a Biblioteca Sesc Lajeado. Título: “Eram os poestas astronautas”, de Sérgio Vaz. Público: Infantojuvenil;

14h – Contação de História. com Cristina Muller. Título: “Férias na floresta”. Público: Infantil;

15h – Música com o professor Edenir A. Ströher. Público: Comunidade em geral;

18h – Coral Municipal Infantojuvenil de Teutônia, sob regência do maestro Marlon Gausmann. Público: Comunidade em geral;

19h – Bate-papo com a patrona (live) da Feira do Livro: Ana Cecília Togni (Tia Chica). Mediação de Katia Cilene Rex. Público: Comunidade em geral;

>>> 05/12 – Sábado

9h – Cerimônia de encerramento e resultado do concurso (live). Público: Comunidade em geral.

- publicidade -