Um Sonho de Natal: desfile sinaliza a aproximação do Natal em Teutônia

Desfile do Papai Noel, da Mamãe Noel e das soberanas no caminhão iluminado do Corpo de Bombeiros Voluntários percorreu as principais ruas do bairro Canabarro

741
Na segunda noite, desfile percorreu as principais ruas do Bairro Canabarro / Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer / Divulgação

Na noite desta segunda-feira, dia 14 de dezembro, foi a vez da comunidade do Bairro Canabarro conferir e se contagiar com o espírito natalino durante o desfile do Papai Noel, da Mamãe Noel e das soberanas no caminhão iluminado do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia, uma iniciativa que integrou a programação do Um Sonho de Natal. Já entre os dias 15 e 19, o Corpo de Bombeiros, em parceria com empresas e entidades, realiza a ação própria do projeto Caminhão Iluminado, desta vez contemplando paradas em locais estratégicos e a distribuição de doces.

Ao som da sirene do caminhão e das músicas natalinas no carro de apoio, a comitiva natalina percorreu as principais ruas do Bairro Canabarro e algumas regiões específicas do bairro, como Loteamento 8, Vila Esperança e Arco-Íris. Em cima do caminhão, o Papai Noel, a Mamãe Noel, a 1ª princesa Kelly Larissa Hentges e a 2ª princesa acenavam para as crianças, adultos e idosos ao longo das ruas, pátios de casas e sacadas de apartamentos, levando o brilho e a magia do Natal pelo município.

Já no sábado, dia 12, a comitiva percorreu as principais vias dos bairros Centro Administrativo, Languiru, Boa Vista, Alesgut e Teutônia. Em virtude da pandemia, o número de pessoas a desfilar no caminhão iluminado é reduzido. A intenção inicial era também realizar o desfile com os mascotes de empresas e entidade de Teutônia e região. No entanto, optou-se em manter somente o Papai Noel, a Mamãe Noel e as soberanas.

Para o Papai e a Mamãe Noel, a segunda noite do desfile reforçou o sentimento de alegria em levar o brilho do Natal às famílias teutonienses. “Foi emocionante ver o brilho no olhar e o sorriso nos rosto das pessoas. Natal é uma época mágica e poder levar toda essa magia para as ruas de Teutônia é gratificante”, sublinham.

O desfile do Papai Noel, da Mamãe Noel e das soberanas no caminhão iluminado, no dias 12 e 14 de dezembro, integrou a programação Um Sonho de Natal de Teutônia. Diversas atrações ainda irão ocorrer até o dia 23 de dezembro.

Ação própria do Corpo de Bombeiros

Em ação à parte, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia realiza o projeto Caminhão Iluminado entre os dias 15 e 19 de dezembro, desta vez com parada em locais estratégicos, com distribuição balas, pirulitos e bombons nos principais pontos da cidade. Integram a ação dois clubes de voluntariado de Teutônia, o Rotaract e o Leo Clube, além de empresas e entidades parceiras.

O caminhão da corporação, que levará o Papai Noel, será acompanhado de outros dois veículos da Cooperativa Certel durante a ação. Eles passarão pelos principais pontos do município de Teutônia e distribuirão os doces para as crianças.

A saída será sempre às 18h30min, com exceção de sábado, dia 19, que será às 18h. Nos dias 15 e 16, a ação será realizada em alguns pontos do Bairro Canabarro. No dia 17, será concluído o Loteamento Arco-Íris e posteriormente, os veículos seguirão para a Vila KS e o Centro Administrativo. No dia 18, a ação acontecerá nos bairros Alesgut, Languiru e Boa Vista, e por fim, no dia 19, acontece a conclusão nos Bairros Languiru e Teutônia. Para participar, pede-se que pais e crianças utilizem máscaras e tomem as medidas necessárias para evitar o contágio pela Covid-19.

O roteiro será o seguinte:

>>> Terça-feira, dia 15 – Bairro Canabarro:

– Fazenda São José (Rua Guilherme Trennepohl);

– Serraria Travessão;

– Rua 51;

– Loteamento 8 (campo);

– Beira Rio;

– Entrada da Linha Germano (Rua Ewaldo Schaeffer);

>>> Quarta-feira, dia 16 – Bairro Canabarro:

– Muçamba (Rua 15 de Novembro);

– Rua Dom Pedro II (Parque Ipê);

– Vila Esperança (Rua Balduin Ninow, creche);

– Lojas Certel (Rua Capitão Schneider);

– Sol Lanches (Rua Antônio Tertulino da Rosa);

– Mercado Ponto Certo (Posses);

>>> Quinta-feira, dia 17 – Bairros Canabarro e Centro Administrativo:

– Loteamento Arco Íris (Associação);

– Trevo da Maison (Rua 11 de Setembro, Linha Ribeiro);

– Vila KS (Rua Quatorze);

– Vila Popular (Rua Lourenço Griebeler, cemitério);

– Centro Administrativo (Rua 2 Norte);

– Rua Ricardo Luersen (2 quadras acima do hospital);

>>> Sexta-feira, dia 18 – Bairros Alesgut, Boa Vista e Languiru:

– Neri Auto Peças (Rua Major Bandeira);

– Papeleiro (Rua Major Bandeira);

– Antiga Dulcini (Bairro Alesgut, próximo à ferrovia);

– Quadra (Rua Werno Wiebusch);

– Posto de saúde Bairro Languiru (Rua Pedro Schneider);

– Boa Vista (campo de futebol);

– Botafogo (creche Pequeno Príncipe);

>>>> Sábado, dia 19 – Bairros Languiru e Teutônia:

– Salão da Católica (Rua Senhor dos Passos);

– Agrocenter Languiru (Rua Artur Pilz);

– Cuba (Rua Maurício Cardoso, campo);

– Posto Fascina (ERS-128, trevo);

– Praça (Rua Daltro Filho);

– Escola Alfredo Schneider (Rua Dr. Hércio Pegas);

– Montar Móveis (Rua Carlos Frederico Guilherme Ahlert).

Um Sonho de Natal segue até dia 23

As atrações de Um Sonho de Natal seguem até o dia 23 de dezembro, sendo o restante da programação será somente no formato virtual, com transmissões ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Teutônia; Facebook do Um Sonho de Natal – Teutônia; Facebook e Youtube da Rádio Popular FM; e redes sociais do Colégio Teutônia. Não será permitido o acesso de público aos locais em que serão realizadas as lives. Somente estão autorizados os artistas e equipe técnica, sem acompanhantes, mantendo o distanciamento e protocolos de prevenção.

Com o formato virtual, novas atrações estão sendo incluídas, dentre elas os corais municipais do município e a Orquestra Jovem de Teutônia. A programação atualizada pode ser conferida a seguir. Em função da pandemia e, consequentemente, as restrições impostas pelas bandeiras de distanciamento controlado do Estado, a programação ainda segue sujeita a alterações, seja de atrações, seja de datas e horários. Uma possível realização de eventos presenciais está descartada, visando preservar a saúde da população.

A 2ª edição do evento repete parte das atrações de sucesso e, novamente, valoriza os grupos culturais e artísticos locais, assim como no ano passado. A programação é uma parceria entre Colégio Teutônia, Grupo Popular de Comunicação e Município de Teutônia. O evento Um Sonho de Natal tem projeto cultural homologado pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo – Governo Federal. A produção é TBT Produções, com apoio da CIC Teutônia e patrocínio de Certel, Sicredi, Cooperativa Languiru, Fuchs Gewürze do Brasil e Prefeitura de Teutônia.

PROGRAMAÇÃO UM SONHO DE NATAL

>>> Dia 17 de dezembro

– Lançamento do CD do Movimento Canto Coral de Teutônia, com transmissão pelo Facebook da Associação dos Coros de Teutônia (facebook.com/acoteteutonia/);

>>> Dia 19 de dezembro

– Passeio das Lanternas Virtual, a partir das 20h. Promovido pela Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Teutônia Sul e pela Paróquia Católica Nossa Senhora do Rosário, a noite contempla a bênção transmissão ao vivo pelas redes sociais e participação do caminhão iluminado do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia;

 >>> Dia 21 de dezembro

– 19h15 – Abertura oficial;

– 19h30 – Apresentação do Coral Municipal Infantojuvenil de Teutônia sob regência do maestro Marlon Gausmann;

*Participação especial do Grupo Amigos de Teutônia, da Paróquia Teutônia Centro – Comunidades Martin Luther e Betânia;

– 20h – Apresentação do Sexteto Tempero Brasil – Show Duendes Musicais;

>>> dia 22 de dezembro

– 19h –Apresentação da Orquestra Jovem de Teutônia, sob a regência do maestro William Bayer;

– 20h – Benção Ecumênica;

– 20h30 – Espetáculo teatral Um Sonho de Natal, com direção de Marcelo Brentano. Com participação especial: Coral Municipal de Teutônia, Grupo Teatral Façarte de Imigrante, Escola de Dança Corpo Livre, e cantora Alissa Maria;

*Participação especial do Grupo Amigos de Teutônia, da Paróquia Teutônia Centro – Comunidades Martin Luther e Betânia;

>>> dia 23 de dezembro

– 19 h – Abertura;

– 19h30 – Apresentação do espetáculo circense “NATHOLL”, do Grupo Tholl;

– 21h – Sorteio do 2º carro da campanha Natal dos Sonhos – Realização Prefeitura de Teutônia, com apoio da CIC Teutônia;

– 21h30 – Chegada do Papai Noel;

*Participação especial do Grupo Amigos de Teutônia, da Paróquia Teutônia Centro – Comunidades Martin Luther e Betânia.

- publicidade -