Bugio aparece nas ruas do Bairro Canabarro, em Teutônia

5441
Animal foi visto se deslocando entre residências

A Rede de Proteção Ambiental e Animais (Repraas) em Teutônia está monitorando o deslocamento de um Bugio Ruivo (Alouatta guariba clamitans) que apareceu no Bairro Canabarro. No sábado (2/12), a Repraas recebeu a informação dos bombeiros sobre o animal que estava se deslocando pelas ruas do bairro. Os bombeiros pediram que a Repraas fizesse o manejo do macaco, pois temiam o risco de conflito do animal silvestre com cachorros e também com a rede elétrica, colocando-o em risco.

O presidente da Reprass, Vladimir da Silva, conta que o deslocamento foi feito rapidamente para evitar qualquer tipo de acidente, porém o bugio não foi localizado. No domingo (3/12), ele foi localizado se deslocando entre residências. “Foi algo inusitado ver o deslocamento dele. Para mim, é um macho que provavelmente perdeu o bando em duelo com macho mais jovem, ele tem coloração dourada, é um macho velho, provavelmente viverá solitário”, explica. Ele acredita que se o bugio encontrar um bando, poderá brigar pela liderança ou nem gastar energia brigando de novo, ou ficará andando e seguindo a vida. Ele destaca que o animal tem hábitos diurnos e é arborícola, ou seja, vivem em árvores.

O presidente da Repraas pede que a população contate a entidade para fazer o acompanhamento ou manejo do animal quando ele estiver em meio a cidade e houver conflito entre a fauna silvestre e outros animais, rede elétrica ou qualquer outro tipo. A medida pode ser tomada também em caso de outros animais silvestres na mesma situação.

- publicidade -