Univates comemora 52 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari

17 de janeiro: Um dia especial para a educação no Vale do Taquari

728
Univates completa 52 anos neste domingo (17/1) // Crédito da foto: Nicole Morás / Divulgação

Foi no dia 17 de janeiro de 1969 que o cenário da educação ganhou novo significado no Vale do Taquari com o início das atividades do Ensino Superior na região.

Desde lá, muitas transformações ocorreram, não apenas na paisagem do Vale do Taquari e no desenvolvimento regional, mas também nos processos de ensino e aprendizagem e na educação.

Depois de um ano desafiador por conta da pandemia com medidas de isolamento, virtualização das aulas e de muitos aprendizados sobre o fazer educação, os 52 anos do Ensino Superior no Vale do Taquari são comemorados olhando-se para o futuro que 2021 trouxe consigo.

Reitora Evania Schneider (e) e vice-reitora Fernanda Pinheiro (d) // Crédito da foto: Nicole Morás / Divulgação

Nova Reitoria

Essas perspectivas ganham ainda mais contorno com o início das atividades da nova Reitoria, eleita para o mandato de 2021-2024.

De acordo com a reitora Evania Schneider, a Univates construiu um grande legado nos últimos 52 anos de história no Vale do Taquari, resultado do trabalho de muitas pessoas que estiveram à frente da instituição e vislumbraram oportunidades.

“Entramos num momento de importantes mudanças. Precisamos ter a capacidade de nos adaptar a uma nova estrutura, novos fluxos, novos espaços, novos cenários e possibilidades. E, ao mesmo tempo, ter firme a essência do que somos e clareza de nosso propósito como universidade”, afirma.

Evania acrescenta que a Univates segue comprometida com os princípios de pluralidade, a natureza comunitária da instituição, a responsabilidade social, a sustentabilidade financeira, a excelência acadêmica e a transparência.

“Entendemos que são as bases que fizeram a Univates ser o que é hoje e o que nos permite olhar para os próximos 52 anos com otimismo, força e coragem”, enfatiza.

Aula+

O modelo de ensino híbrido da Univates (Aula+) aparece como resultado de um pensar a educação a partir de novos contextos, com mais inovação, experiência e conhecimento. Conforme a vice-reitora e pró-reitora de Ensino, Fernanda Storck Pinheiro, essa proposta é um exemplo da adaptação da universidade.

“Historicamente, viemos de um modelo de ensino transmissivo, centrado na figura do professor como detentor do conhecimento. Essa proposta não se sustenta no século XXI, diante da evolução tecnológica, da proliferação de fontes de informação e de uma geração que já nasceu numa realidade que é, ao mesmo tempo, instantânea e em constante alteração”, analisa.

Fernanda entende que o papel do professor hoje, portanto, é apontar um caminho, mostrar ao estudante onde e como buscar conhecimento, quais fontes são fidedignas e auxiliá-lo a encontrar alternativas para esta realidade que está sempre mudando.

“O Aula+ vem com uma proposta curricular que se propõe a romper com a disciplinaridade (o saber em caixinhas). A proposta transdisciplinar conduz o estudante a experimentar, a criar, a aprender e isso tudo com um olhar para o outro e para o mundo”, sinaliza a vice-reitora.

E disso foram surgem os cinco princípios pedagógicos que nos norteiam: transdisciplinaridade, criação, experimentação, aprendizagem e alteridade. “É uma proposta potente e inovadora em termos de educação, que rompe com a separação entre a teoria e a prática porque, na vida, elas andam juntas”, finaliza Fernanda.

- publicidade -