Única prefeita do Vale do Taquari enaltece papel da mulher na política e na sociedade

879
Crédito: Wiliam Perin / divulgação

A professora Vânia Brackmann (PDT) foi a única mulher eleita como prefeita no Vale do Taquari e está à frente de Poço das Antas. No Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje (8/3), ela relata a lenta trajetória das mulheres na política e destaca que do seu partido apenas duas mulheres se elegeram prefeitas no Rio Grande do Sul, paralelo a 63 homens.

Diante disso, ela conta que o sentimento é bom por ter ao lado homens muito simpáticos e acolhedores. “Mas tenho plena certeza que nossa região e o estado estão deixando de ganhar por ter tão poucas mulheres na política. Acredito que a sensibilidade feminina e sabedoria ao conduzirem projetos, trabalhos e a população é muito grande e temos que estimular cada vez mais”, disse.

Sobre isso, conta que é preciso conversar de perto dentro dos partidos para trazer mulheres ao meio político. Por isso, quer trabalhar, nestes quatro anos, para que outros partidos também trabalhem a inclusão feminina. Vânia considera que mulheres tem características que podem agregar de forma diferente, em especial pela sensibilidade, persistência e em especial, cuidado com o outro. “Temos condição de igual para igual, indiferente do sexo. Juntos, mulheres e homens, vamos fazer um trabalho muito melhor”, finaliza.

A prefeita enfatiza a importância das mulheres na história de Poço das Antas, lembrando que o Hospital, que hoje está desativado, era conduzido por freiras muito inteligentes e dedicadas à população. “Sabemos que as mulheres aqui em Poço das Antas são muito participativas, de longa data fazem muita história”, conta. Vânia destaca as mulheres que atuam na agricultura, na educação, empreendedoras, além da política.

A prefeita considera que, por se dedicar demais ao cuidado dos outros, muitas vezes as mulheres deixam de se cuidar – tanto na beleza física como na saúde física e psicológica. “Acabam se ocupando em conseguir recursos financeiros para dar um bem-estar para a família, o custo de vida é alto, e isso cai muito sobre as mulheres”, disse.

Programação especial

Para celebrar a data, Vânia informa sobre a programação especial no município, que também pode ser apreciada pela comunidade de outras cidades. No domingo (14/3), será realizada uma live com música e participação de uma psicóloga para falar sobre os dilemas das mulheres na atual sociedade. O início está previsto para as 13h30. “Vamos fazer uma programação com a Banda Rosas. Faremos um show acompanhado da psicóloga Dirce Becker Delwing e terá momentos intercalados entre falas e músicas”, explica a prefeita.

A ideia é promover um momento de descontração e alegria. Ao mesmo tempo, a “psicóloga irá trabalhar a questão da motivação, da autoestima, porque mais do que nunca é o que as mulheres estão precisando”, destaca. Para não ter riscos de contágio pela Covid-19, foi cancelada a entrega de lembranças, que seria feita via drive-thru.

- publicidade -