Ministério da Saúde autoriza funcionamento da UTI do Hospital de Garibaldi

842
Hospital Beneficente São Pedro / Crédito: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (12/3), o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União portaria que autoriza o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até o fim da pandemia no Hospital Beneficente São Pedro (HBSP), em Garibaldi.

“Todos os meses ficávamos apreensivos porque ainda não tínhamos a autorização definitiva do Ministério. Esperamos que essa decisão se mantenha, mesmo depois do fim da pandemia de coronavírus”, afirma o prefeito Alex Carniel.

Ele esteve em Brasília, no mês de fevereiro, reforçando o pedido ao senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), para a autorização definitiva da UTI.

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Beneficente São Pedro já funcionava desde o início da pandemia, em 2020. No entanto, somente agora veio a autorização do Ministério. A estrutura conta com 10 leitos destinados exclusivamente para casos de Covid.

R$ 275 mil para compra de dois leitos para UTI Covid

A Prefeitura de Garibaldi repassará R$ 275 mil para o Hospital Beneficente São Pedro para a compra de dois leitos completos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid.

Com o valor serão adquiridas 12 bombas de infusão, dois monitores multiparamétrico e dois ventiladores (respiradores) mecânicos.

Atualmente, o Hospital conta com 10 leitos de UTI, e todos estão ocupados. Com o aumento no número de casos da doença no município, e o agravamento da pandemia, cada vez mais pessoas estão necessitando do tratamento intensivo.

Em reunião na quinta-feira (11/3), o prefeito Alex Carniel, o vice-prefeito Sérgio Chesini e a secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz, verificaram a necessidade de ampliação no atendimento para pacientes em estado grave.

O Poder Executivo encaminhou o Projeto para aprovação dos vereadores, em regime de urgência, na sessão da próxima segunda-feira (15/3).

- publicidade -