Estado deve entrar em abril com bandeira preta

784
Crédito da foto: Reprodução

O governador Eduardo Leite avaliou nesta segunda-feira (15/3) que o Estado devem entrar em abril com bandeira preta. A informação do governador se baseia nos números da pandemia. Conforme o governo do Estado, se mantida a tendência atual dos indicadores que formam o cálculo das bandeiras, a perspectiva é de que a bandeira preta permaneça até que haja uma reversão no cenário e queda nos números.

Essas projeções são baseadas nos dados que compõem o modelo de Distanciamento Controlado. O número de pacientes confirmados com a doença em UTIs, que é um dos indicadores, aponta que houve um aumento de 800 para cerca de 2,5 mil pessoas nessa condição. Isso significa que ainda há uma situação de superlotação dos hospitais, fazendo com que o modelo do Distanciamento Controlado indique a bandeira preta.

O que pode ocorrer na próxima semana é a retomada da cogestão, o que autorizaria prefeitos a adotarem medidas da bandeira vermelha. Sobre esta questão, o governo pretende conversar com os prefeitos na tarde de sexta-feira (19/3) para definir os próximos passos. Porém, o Estado já antecipa que caso haja uma eventual decisão de retomar a cogestão, o governo entende que serão necessários ajustes nos protocolos da bandeira vermelha, tornando as atividades mais restritas.

- publicidade -