Colheita da bergamota inicia em Roca Sales

1373
Crédito da foto: Divulgação

A colheita da variedade Satsuma deu início, na última semana, a safra da bergamota em Roca Sales. No município são 47 hectares plantados da fruta, sendo 1,5 destes correspondentes ao tipo que tem origem no Japão e se caracteriza por ser vigorosa, resistente ao frio, de alta precocidade e de pouca acidez.

Entre os produtores, o casal Nivaldino e Emerita Brino espera uma boa colheita de citros, especialmente se o clima continuar favorável. Na propriedade que fica na localidade de Fernando Abbot, são 1250 pés de bergamotas plantados, sendo 160 da Satsuma. 

Nivaldino lembra que a produção de bergamotas é um trabalho que envolve o ano todo e que conta, em todas as etapas, com o apoio da Emater/RS-Ascar, que atua vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

“Tudo começa com a poda e a adubação, passando pelos meses que envolvem cuidados para evitar pragas e doenças, até chegar ao raleio”, comenta o agricultor, que garante que o manejo adequado é parte do sucesso na produção. Para 2021, o casal espera colher cerca de 1.500 caixas com 25 quilos de frutas. 

O extensionista da Emater/RS-Ascar Guilherme Miritz salienta que são várias as técnicas que geram bons resultados, o que amplia os níveis de produtividade para os padrões hoje alcançados.

“Além do bom manejo na poda, a adubação equilibrada busca atender as necessidades e aumentar a produção”, observa Miritz, que explica que o raleio é feito com bastante cuidado para não sobrecarregar as plantas. “O mesmo valendo para o controle de pragas e doenças”, afirma. 

E para que a comercialização seja facilitada, o agricultor segue os passos da Rastreabilidade Vegetal, onde mantém atualizado um caderno de campo em que registra todos estes controles, especialmente os que dizem respeito aos tratamentos fitossanitários, realizados com produtos registrados para a cultura.

A Emater/RS-Ascar destaca que, no Estado, são mais de 9.700 hectares plantados de bergamotas, sendo destes 6.700 nos vales do Caí e do Taquari A variedade Satsuma ocupa uma área ainda pequena, de cerca de 150 hectares. 

- publicidade -