Vacinação abrangerá quatro novas faixas etárias em Estrela

Recebimento de novo lote de vacinas fará secretária avançar na imunização de pessoas com até 70 anos ou mais e demais profissionais da saúde

751

Com o recebimento de um nove lote de vacinas, com mais de 800 doses, a Secretaria Municipal de Saúde de Estrela elaborou seu cronograma das novas etapas de vacinação contra a Covid-19 no município. Neste sábado (20/3) e nos primeiros três dias da próxima semana serão realizadas ações para a imunização de idosos com até 70 anos de idade, além de profissionais da saúde de outras áreas e de apoio. O local e o modelo utilizado seguem sendo o Parque Princesa do Vale e o drive thru. Os horários é que diferem do sábado para os dias da semana.

Neste sábado será realizada a vacinação em primeira dose para pessoas com 72 e 73 anos, ou mais. A ação ocorrerá das 8h às 13h, essencialmente no modelo drive trhu. Além de documento com nº do CPF, carteira de vacinação e uso de máscara, será exigido comprovante de residência. Isso para restringir a vacinação a quem de fato mora no município.

A equipe de saúde pede calma aos pretendentes, pois o que se tem registrado sempre é um movimento muito intenso na primeira hora, com formação de fila, e no tempo restante pouca procura. E quando há fila, solicita um pouco de paciência, pois é necessário justamente realizar o registro dos vacinados e passar orientações quanto a data da segundo dose. Caso não seja possível a presença, o pedido é para que haja preocupação e se espere a realização de uma etapa seguinte, que sempre permite a vacinação aos demais grupos de idade.

Novas etapas, ampliando a faixa etária, serão realizadas já no início da próxima semana. Na segunda-feira (22/3) para idosos com 72 anos ou mais. Na terça-feira (23/3) será exclusiva para profissionais de saúde do município de 14 categorias que ainda não foram imunizados, como odontólogos, médicos veterinários, fisioterapeutas e equipes de apoio. É obrigatório a apresentação de vínculo empregatício atualizado. E na quarta-feira (24/3) para pessoas com 70 anos ou mais. O horário da operação nos três dias úteis será das 10h às 14h. Também serão exigidos documentos, como a comprovação de residência.

Plantão

O Plano Emergencial de Atendimento à População, que amplia horários da Unidade Covid do município, segue em execução, inclusive com plantões aos finais de semana. O atendimento ocorre na Unidade Covid Boa União, que funciona junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro: das 7h às 20h em dias da semana; e das 9h às 16h nos plantões nos finais de semana. Mais informações no Centro de Triagem Covid (3981-1098) e na Vigilância em Saúde (3981-1136). Ao todo, até o balanço da tarde, já foram vacinados 2.651 estrelenses com a primeira dose e 1.121 com a segunda dose.

Profissionais da Saúde

Entre os profissionais da saúde, estão aqueles de 14 categorias listadas e outorgadas pela nova orientação do Ministério da Saúde (Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS). Considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros).

Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios serão contemplados nos grupos trabalhadores da saúde e a recomendação é que também sejam vacinados.

Informa-se que os trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) NÃO serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação.

- publicidade -