Executivo realiza campanha “Transforme seu imposto de renda em sorrisos de crianças e adolescentes de Teutônia”

515

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a presença da vice-prefeita de Teutônia, Aline Röhrig Kohl, e do contador, Gustavo Schnoremberger, na manhã desta quarta-feira (7/4). O assunto foi a campanha realizada pelo Executivo, “Transforme seu Imposto de Renda em sorrisos de crianças e adolescentes de Teutônia”.

No ano de 2014, quando a vice-prefeita era secretária da juventude e participava do Condica, já se teve a iniciativa de arrecadar fundos a partir do imposto de renda. Aline explica que é necessário que a administração pública preste contas em relação ao imposto de renda, dessa forma, a comunidade pode contribuir para o fundo do idoso e da criança e do adolescente, a partir deste imposto. Ao deixar um valor em dinheiro no município é possível aplicar em projetos para crianças e jovens locais.

Gustavo ressalta que a doação para esse fundo pode ser feita de duas formas, 6% no ano corrente e 3% no ano seguinte, quando é feita a declaração. A espontânea no ano corrente é com depósito na conta do fundo na faixa dos 6%. É algo que não é comum acontecer, já que as pessoas só têm a certeza do valor que terão que pagar do imposto de renda no ano seguinte. Ao realizar a doação no ano seguinte, ao saber do valor exato do imposto, o percentual fica em 3%.

Desde 2014 quando esta campanha iniciou, o município de Teutônia arrecada apenas 20% do percentual que poderia ser contribuído pelos teutonienses, pontua o contador. A declaração simples, que é a mais usual, não dá direito ao indivíduo de fazer a doação. Apenas a declaração completa permite a doação e por parte de pessoas físicas. Os critérios utilizados para ser enquadrado na declaração simples ou completa são explicados e decide-se ao montar a declaração, visando as vantagens ao contribuinte.

O fundo, conforme Aline, é gerido pelo Condica e o prefeito municipal quem responde pelo mesmo. Pessoas, entidades e associações podem habilitar seus projetos através do Conselho, que passa por uma avaliação. O prazo vigente para a declaração do imposto de renda é até o dia 30 de abril. Há um projeto em tramitação que prorroga o prazo, em função de dificuldades de acesso a alguns documentos necessários por conta da pandemia. Na opinião de Gustavo, na região também se vê algumas dificuldades em relação a isso, por conta da pandemia.

Para as pessoas que não sabem se precisam realizar a declaração do imposto de renda, podem se informar com algum contador ou escritório de contabilidade. O contador e a vice-prefeita ressaltam o convite à comunidade que faça sua doação. Ressaltam que o contribuinte não gastará nenhum valor a mais no imposto. A diferença é que parte fica diretamente no município.

Convidados: Vice-prefeita de Teutônia, Aline Röhrig Kohl, e o contador, Gustavo Schnoremberger
Data: 07/04
Assuntos:
– Campanha ” Transforme seu imposto de renda em sorrisos de crianças e adolescentes de Teutônia”;
– Valor aplicado em projetos locais;
– A partir de qual declaração é possível realizar a doação;
– Informações sobre o imposto de renda;

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here