Teutônia intensifica ações de combate contra o Mosquito Aedes

A preocupação do município é evitar que ocorra infestação como já identificado em outros municípios do Vale do Taquari

867
Crédito: Léo Wiebusch / Divulgação

A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Vigilância em Saúde reforça a campanha de conscientização ao combate da proliferação dos mosquitos transmissores dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

O município realiza diversas ações de prevenção, durante todo o ano, porém, com o aumento expressivo de casos de dengue na Região do Vale do Taquari, é preciso que as pessoas intensifiquem os cuidados de prevenção.

Para isso, a Vigilância em Saúde orienta que os munícipes providenciem o descarte de objetos e entulhos que propiciam o acúmulo de água parada em seus terrenos e residências, a fim de evitar a focos de proliferação do mosquito.

Ações desenvolvidas pela Vigilância em Saúde para combater a profileração do mosquito:

* Visitas periódicas das agentes de endemias em todo município, mesmo durante a pandemia, à residências, comércios e indústrias, onde é verificada a área externa e repassadas as orientações necessárias para prevenção, ou notificação e prazo para eliminação imediata dos focos encontrados;

* São verificados 28 pontos estratégicos, quinzenalmente, onde já foram encontrados focos confirmados em laboratório;

* Agentes comunitárias de saúde também realizam trabalho de orientação.

O Mosquito Aedes demora, em média, 7 dias para nascer, por isso é importante verificar e limpar semanalmente os locais que geram acúmulo de água, a fim de evitar que a larva do mosquito de desenvolva. É necessário observar possíveis focos dentro e fora das residências.

O que posso fazer?

* Retirar água dos pneus;

* Tampe os toneis e caixas d’água;

* Coloque areia nos vasinhos de plantas;

* Mantenha as calhas sempre limpas;

* Mantenha a lixeira bem fechada;

* Mantenha a água da piscina tratada;

* Lave com frequência o pote de água do seu animal de estimação;

* Tire o excesso de água das floreiras;

* Observar o acúmulo de água nas plantas em jardins (bromélias)

* Descarte de todo tipo de material/recipiente que possa acumular água, como tampas de garrafas, potes plásticos, latas, sacos plásticos, entre outros materiais.

Ao viajar é recomendado o uso de repelente de qualidade, pois muitos municípios e estados estão infestados pelo mosquito Aedes.

Para amenizar e eliminar focos de mosquito, a Secretaria de Agricultura e Meio ambiente orienta a aplicação de 2 ml da solução de água sanitária em um litro de água em plantas, principalmente as que acumulam água entre as folhas, como as bromélias. Essa solução não é prejudicial às plantas e evitará o desenvolvimento da larva do mosquito.

Procure atendimento médico imediatamente se perceber os seguintes sintomas:

DENGUE

Febre alta (acima de 38 graus) de início imediato, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações. A pessoa infectada também pode sentir fraqueza e dor atrás dos olhos, e ter manchas e erupções na pele. Náusea e vômito são comuns.

CHIKUNGUNYA:

Febre alta que começa imediatamente, dores intensas nas articulações dos pés e mãos (dedos, tornozelos e pulsos). Também pode apresentar dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele.

ZIKA:

Manchas vermelhas pelo corpo, febre baixa, coceira leve a intensa, e vermelhidão nos olhos. Também pode apresentar diarreia e sinais de conjutivite. Pode causar malformação no feto durante a gestação (microcefalia).

- publicidade -