Alta no preço da saca de milho e de soja ameaça à avicultura e suinocultura para Cooperativa Languiru

1173
Crédito da foto: Lucas Brune

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação do presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, na manhã desta quinta-feira (13/5). Ele trouxe informações sobre a alta no preço da saca de milho e da soja que ameaça avicultura e suinocultura.

O presidente pontua que essa realidade nunca foi vista anteriormente em função da alta do preço do milho, que está o dobro que no ano anterior. A avicultura está sentindo os impactos mais que a suinocultura. Outra situação preocupante, conforme Dirceu, é a suspensão de onze plantas avícolas pela Arábia Saudita, o que acaba piorando a situação já que o país é o segundo maior importador.

Neste momento dificilmente haverá uma melhora no preço destes insumos, principalmente do milho. Isto é decorrência de uma estiagem que afetou o rendimento das lavouras, coloca o presidente. Este assunto também esteve em pauta em uma reunião com a Amvat, pedindo o apoio dos municípios na busca por soluções, tentando chegar até a presidência da República. “Está acontecendo uma desindustrialização no Estado”, complementa.

Esse cenário afeta drasticamente a economia, regional, estadual e nacional, deixando de se gerar empregos e impostos, no momento em que as indústrias estão sendo afetadas. Para a avicultura este primeiro semestre pode ser considerado perdido, na avaliação de Dirceu.

Para tentar frear os prejuízos, a Cooperativa Languiru está deixando de alojar frangos em seus produtores e no frigorífico de aves reduziu os dois turnos de trabalho para apenas um. Os preços na carne de frango e a sua oferta provavelmente sofrerão impactos. Dirceu avalia que no segundo semestre se verá uma realidade melhor, com os custos de produção menores.

Convidado: presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer
Data: 13/5
Assuntos:
– Alta no preço da saca de milho e soja;
– Maiores impactos são na avicultura;
– Impactos na economia;
– Medidas que a cooperativa tomou para frear os prejuízos;
– Olhar para o futuro.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -