Mulher recebe três doses da vacina contra a Covid em Imigrante

1006
Crédito da foto: Cris Thomé/Divulgação

Em Imigrante, uma mulher de 72 recebeu três doses da vacina contra o coronavírus. O erro ocorreu às 13h50 da sexta-feira passada (14/5), na Unidade Básica de Saúde do Bairro Daltro Filho. A idosa é monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme recomendado pelo Estado.

Ao chegar no posto de saúde do Bairro Daltro Filho, a mulher foi atendida. Sem perguntar ou consultar a carteira de vacinação, a enfermeira aplicou a vacina. Depois, informou que ela precisaria voltar para receber a segunda dose.

A paciente estranhou e disse que estava lá para receber a vacina contra a influenza (gripe) porque já tinha tomado as duas doses contra a Covid, da Coronavac. O registro constava na carteira de vacinação. A enfermeira se deu conta do erro, pois aplicou uma dose da Oxford/AstraZeneca.

A secretária Municipal de Saúde, Joice Horst, disse que logo após o ocorrido, a equipe de Saúde parou tudo para tomar as medidas necessárias. Outra enfermeira foi à casa da paciente para explicar os efeitos colaterais, houve notificação à 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e da empresa terceirizada.

A profissional de saúde que aplicou a vacina era de uma empresa terceirizada. Estava no primeiro dia atuando em Imigrante, para substituir outra colega da empresa. Após constatar seu erro, às 15h30 já pediu para parar. “Foi um erro grave. Sou enfermeira e sempre temos processos de dupla checagem”, disse.

Paciente em acompanhamento

A secretária Joice Horst informou que o Município de Imigrante monitora diariamente a situação do paciente. “Liguei ontem e ela relatou calafrios e algumas dores no corpo, mas está bem. A AstraZeneca tem dado mais reações”, reconheceu.

O núcleo de imunizações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) já foi notificado do caso. Erros operacionais como esse são de notificação compulsória (obrigatória) por parte dos municípios. A orientação é que a pessoa seja acompanhada pelos próximos 30 dias para que seja observado se haverá alguma reação à vacina, embora não haja indicação de risco à saúde por ela ter recebido uma dose a mais.

- publicidade -