Kits de agricultura familiar serão distribuídos em Arroio do Meio

492
Itens que compõem o kit de agricultura familiar. Crédito da foto: Daiane Laís Kalsing/Divulgação

A secretaria de Educação iniciou na última semana a distribuição de kits da agricultura familiar às famílias que demonstraram interesse em receber. Para isso, as direções das escolas fizeram uma enquete com as famílias dos alunos matriculados questionando o interesse no kit, chegando a um total de 1282 cestas.

A entrega ocorreu nas dependências da secretaria pelas nutricionistas Joice Johann Bordignon e Carolina Kraemer e extensionista social da Emater, Marcia Fonseca. O prefeito Danilo Bruxel, vice Adriana Meneghini Lermen, secretária de Educação, Iliete Winck e secretário de Agricultura, Élcio Roni Lutz acompanharam o ato.

As escolas municipais foram divididas em grupos, fazendo com que a distribuição dos kits seja fracionada em quatro semanas. Neste primeiro grupo houve a distribuição de 326 kits, totalizando o valor de R$ 10.817,44 mil. “Com o aval da Administração Municipal, o setor de Nutrição com o apoio da Emater adquiriu os itens dos agricultores familiares do município. Desta forma, 30% dos recursos federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) repassados ao município de janeiro a abril de 2021, enquanto não haviam aulas presenciais, foram utilizados para custear estes produtos”, explica a nutricionista Joice.

Segundo Joice, os agricultores foram visitados pelas nutricionistas e extensionista da Emater para verificar quais alimentos estariam disponíveis para compor o kit. “Com o número de famílias interessadas em receber o kit, se definiu a quantidade per capita de cada item”, ressalta.

O kit é composto por uma dúzia de ovos coloniais, um quilo de banana prata orgânica, cinco unidades de bergamota e laranja orgânica cada, 100 gramas de limão taiti orgânico, 400 gramas de batata doce, 500 gramas de morango orgânico, 300 gramas de alface orgânico, 300 gramas de couve flor orgânica e 250 gramas de rabanete orgânico. 

- publicidade -