Nas escolas há um grande tesouro

728
Diferentes modalidades movimentaram mais de 150 atletas / Crédito da foto: Leandro Augusto Hamester/Divulgação

No sábado (3/7), ocorreu o 17º Troféu Teutônia de Atletismo, realização do Colégio Teutônia, com apoio da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS), das Prefeituras de Teutônia e de Westfália e cooperativas Languiru e Sicredi. A competição reuniu cerca de 150 atletas nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Adulto. Houve disputas em corridas de velocidade, meio fundo, fundo, arremessos, saltos em distância e altura e revezamento medley.

José Haroldo Loureiro Gomes (Arataca) é treinador da equipe de atletismo da Sogipa, de Porto Alegre. Terá os atletas Almir dos Santos (salto triplo) e Samory Uiki Bandeira Fraga (salto em distância) na Olimpíada de Tóquio. Ambos já competiram no Troféu Teutônia de Atletismo.

“É nas escolas que temos o nascedouro de jovens atletas, em qualquer esporte. A iniciativa do Colégio Teutônia é muito significativa para o atletismo gaúcho, com uma tradição muito forte. Nas escolas há um grande tesouro guardado”, frisou Arataca.

Arataca valoriza o esforço do CT para a organização do evento, respeitando as regras sanitárias em tempos de pandemia, “um exemplo a ser seguido pelas demais instituições”, destaca.

Arataca, treinador da equipe de atletismo da Sogipa: “é nas escolas que temos o nascedouro de jovens atletas” / Crédito da foto: Leandro Augusto Hamester/Divulgação

“Iniciar um projeto de atletismo em tempos de pandemia é algo muito complexo, um grande desafio, mas nunca tivemos dúvidas de que seria possível”, disse o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert.

O Centro de Operações de Emergência (COE) Municipal entendeu isso a partir do que é feito em termos de protocolos e cuidados com a saúde e segurança. “Ainda que tenhamos um momento de competição, ele se dá num primeiro plano na promoção dos nossos jovens”, frisou Rückert.

“Esse momento passa a ser um fortificador das ações coletivas no município, abrindo portas para que outras promoções possam ocorrer em Teutônia com os jovens que tanto precisam disso”, concluiu o diretor.

Além da equipe da casa – Atletismo Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi –, participaram IENH (Novo Hamburgo), Sogipa (Porto Alegre), Colégio Militar de Porto Alegre, Ivoti, Ascort (Torres), Noroeste (Ijuí), UFSM (Santa Maria), Mauá (Santa Cruz do Sul) e equipes de corredores de rua de Teutônia.

Ainda não há outros campeonatos confirmados, considerando que alguns municípios estão em situação crítica e impedidos da realização de competições, inclusive treinos.

Retomada garante medalhas

Os professores e treinadores Laudenor Brune e Iurquen Roese da Equipe de Atletismo Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi valorizaram o desempenho dos atletas. “Os resultados foram muito bons, considerando que o grupo estava parado por um longo período em virtude da pandemia, ao mesmo tempo em que há de se considerar que muitas equipes não vieram completas. Saímos satisfeitos com o evento”, reconhecem.

RESULTADOS DO CT

OURO – Clara Rückert (75m rasos e arremesso de peso), Felipe Mueller (lançamento de martelo), Felipe Halmenschlager (salto em altura), Pietro Menegussi (500m rasos e 150m rasos), Sofia Bayer (salto em distância), Valentina Barth (500m rasos), Oberdan Brune (arremesso de peso) e Samara Andrade (400m rasos).

PRATA – Brenda Kist (arremesso de peso e lançamento de disco), Pedro Henrique Schaeffer Hohfler (lançamento de martelo), Thiago Cardoso (lançamento de disco), Isabelle Wiethölter (salto em altura), Pietro Guimarães (salto em altura), Juliane Schulte Anschau (salto em distância), Samara Andrade (200m rasos e revezamento Medley), Valentina Röhsig (60m rasos e revezamento Medley), Mateus da Cruz (50m rasos), Felipe Mueller (arremesso de peso), Sofia Bayer (150m rasos), Fernanda Prediger (salto em distância e 800m rasos), Mateus Carvalho (1000m rasos), Murilo Brune (salto em distância e 800m rasos), Mariana da Silva (150m rasos), Clara Rückert (250m rasos e revezamento Medley) e Rafaela Garces (revezamento Medley).

BRONZE – Gabriel Dutra (60m rasos), Mateus da Cruz (salto em altura), Juliane Schulke (200m rasos), Pedro Dutra (75m rasos, 250m rasos e revezamento Medley), Isabelle Wiethölter (50m rasos), Valentina Röhsig (150m rasos), Thiago Cardoso (arremesso de peso), Bernardo Barth (salto em distância), Maísa Wilsmann (800m rasos), Pietro Guimarães (revezamento Medley), Lucas Pires (revezamento Medley) e Mateus Carvalho (revezamento Medley).

Ouro, prata e bronze: atletas da Equipe de Atletismo Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi subiram ao pódio / Credito da foto: Leandro Augusto Hamester/Divulgação

- publicidade -