Estrela vacinou jovens de 12 a 17 anos com comorbidades contra a Covid-19 nesta quinta-feira

Etapa realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central foi a primeira a contemplar menores de idade com comorbidades

438
Ana Rafaela Hasse Savoldi foi a primeira a ser vacinada / Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Prefeitura de Estrela / Divulgação

A campanha de imunização contra a Covid-19 teve um fato inédito em Estrela nesta quinta-feira (29/7): a vacinação de menores de 18 anos, mas ainda limitado: jovens de 12 a 17, com comorbidades. Ao todo foram 75 jovens cidadãos estrelenses que receberam a primeira dose (D1) do imunizante da Pfizer. A dose complementar para este grupo está previamente agendada para 21 de outubro.

Por não ser aberta ao público em geral, e de menores proporções, a etapa foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.

A organização para a etapa partiu de um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, junto às escolas do município, para identificar as crianças com doenças crônicas. Junto de um pré-cadastro da Secretaria de Saúde, fez-se uma convocação e agendamento destas para a etapa.

Nem todos compareceram. Não foi o caso da estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas, Ana Rafaela Hasse Savoldi. Ela foi a primeira a ser vacinada. A jovem de 13 anos sofre com bronquite. Estava ansiosa. “Muito”, resumiu. Após receber a aplicação, garantiu. “A vacina vai me dar uma proteção a mais. Estou muito feliz”.

Próximas etapas

Estrela ainda não tem a confirmação da chegada de mais lotes de vacinas para a aplicação da primeira dose (D1). A próxima etapa confirmada será para a antecipação da segunda dose (D2) na quarta-feira (4/8), do imunizante da AstraZeneca, que tinha inicialmente a data prevista para 18 de agosto.

Aqueles que em sua carteira de vacinação, recebida na ocasião da D1, consta esta data, ou antes, poderão comparecer ao Parque Princesa do Vale no período da manhã para completar o ciclo da imunização. Na quinta-feira (5/8) para a data limite de 19/08 e sexta-feira (6/7) dia 20.

- publicidade -