Teutônia promove capacitação para profissionais da saúde

O objetivo é atualizar e qualificar os serviços e o atendimento nas unidades básicas de saúde

525
Créditos da foto: Câmara de Vereadores / Divulgação

A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Saúde, realizou evento de capacitação e atualização profissional para a equipe médica e farmacêutica, o qual contou com a organização da Comissão de Farmácia e Terapêutica. A ação integra o plano de gestão de educação continua para todos os profissionais da área da saúde. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores do município, no início do mês de agosto, com intuito de desenvolver protocolos de atendimento para cada especialidade médica, a fim de facilitar o diagnóstico e dar o encaminhamento adequado, quando necessário.

A primeira capacitação foi direcionada à equipe de médicos e farmacêuticos, a qual abordou o assunto Saúde Mental, ministrado pelo médico Psiquiatra e Professor Universitário, Rafael Moreno. Na oportunidade, foram abordados temas como Protocolos de Tratamento de Ansiedade, Depressão e Transtorno Bipolar. O objetivo foi de capacitar e atualizar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde. Com essas novas orientações será possível acolher e tratar pacientes psiquiátricos de baixa complexidade junto a Atenção Primária.

O evento teve a finalidade de atualizar protocolos, atividades e treinamentos, foi uma demanda identificada através de pesquisas realizadas entre médicos e enfermeiros do município, a fim de qualificar o atendimento de usuários do sistema de saúde pública.

A próxima capacitação está agendada para o mês de setembro, a qual será ministrada pelo médico Cardiologista, Guilherme Vogt. O tema central a ser abordado é referente as doenças cardíacas, especialmente sobre Hipertensão Arterial Sistêmica e Insuficiência Cardíaca.

O Secretário de Saúde, Juliano Renato Körner, destacou a importância dos cursos e capacitações para os profissionais da área. “No momento em que um paciente procura por atendimento no Posto de Saúde, ele quer que seu problema, sua dor, seja resolvido de forma imediata. Estas capacitações vêm para contribuir com a equipe médica, a fim de atualizar sobre novos processos e procedimentos, que contribuem para o diagnóstico rápido e preciso, havendo a necessidade ou não de encaminhamento à especialistas. Estamos muito felizes com o retorno dos profissionais, que se sentiram valorizados, e nos relataram estar há muito tempo sem realizar capacitações com iniciativa e incentivo do município”, destaca.

- publicidade -