Grupos de Danças Folclóricas de Estrela realizaram ensaio aberto

Alegria dos dançarinos era imensa após 17 meses sem ensaios e pela oportunidade de retomar atividades em grupo

994
Grupos ensaiam para apresentações na Estrela Multifeira // Crédito: Lucas Leandro Brune

O reencontro da família do Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela realizou-se na tarde deste sábado (25/9), no Lar do Jovem da Comunidade Evangélica. A partir das 13h30, a categoria Sênior ensaiou. Logo depois, o ensaio aberto e conjunto das categorias Oficial A, Oficial B e Especial.

Depois de 17 meses sem ensaios presenciais, as atividades reiniciaram em agosto. E neste sábado teve ensaio aberto para visitas especiais – prefeito, vice-prefeito, secretários, diretoria da comunidade, imprensa e outros convidados.

O instrutor geral Andréas Hamester disse que o objetivo era oportunizar a todos “verem como os mais lindos espetáculos de danças são preparados no dia a dia pelos Grupos Folclóricos de Estrela”. Nas principais categorias há sempre os “casais titulares” e um grupo de “reservas” preparados para substituir na impossibilidade de algum titular.

Aneli Sehn e Andréas Hamester (d) // Crédito: Lucas Leandro Brune

As categorias ensaiam coreografias conhecidas do repertório para serem apresentadas na Estrela Multifeira – dias 29, 30 e 31 de outubro e 05, 06 e 07 de novembro – no Porto. A partir de março do próximo ano começam os ensaios das novas músicas para serem dançadas no Festival do Chucrute de 2022.

A presidente Aneli Kich Sehn mostrou a estrutura renovada da Comunidade Evangélica e toda a organização de atividades e espaços para o Grupo de Danças. Depois do ensaio foi servido o típico cachorro quente alemão no jardim da comunidade.

O Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela está há 58 anos com atividades ininterruptas. São cerca de 450 dançarinos e dançarinas, dos 3 aos 90 anos, divididos em 12 categorias. A caminhada registra mais de 2 mil apresentações em 700 cidades de 14 países da América Latina e Europa.

Vídeos do ensaio

Abaixo veja dois vídeos do ensaio deste sábado (25/9).

- publicidade -