Caminhada em alusão ao Outubro Rosa fortalece campanha de conscientização de Paverama

Outubro é o mês de reforçar a luta contra o câncer de mama, com o movimento conhecido como Outubro Rosa. Para sensibilizar a população para a luta contra os cânceres de mama e do colo do útero, equipes de saúde de Paverama têm mobilizado mulheres e até homens, destacando a importância da prevenção.

O trabalho é realizado em parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde. Na quarta-feira (13/10), foi realizada uma caminhada, que contou com a participação da população e das equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Paverama. Em seguida, no pavilhão coberto do Parque 13 de Abril, as enfermeiras Cláudia e Franciéle conversaram com as mulheres sobre os cânceres de mama e do colo do útero.

Após a conversa com as enfermeiras, a paveramense Andreia Ramos relatou a sua história na luta contra o Câncer. Ao final, todas as mulheres que se faziam presentes, e que também já enfrentaram algum tipo de câncer, receberam das mãos da Coordenadora do Posto de Saúde, Cassandra Follmer e do Secretário de Saúde, Mauro Oliveira, uma lembrança da Secretaria Municipal da Saúde de Paverama.

OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula a luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas à doença. O símbolo da campanha é um laço rosa.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para prevenir a doença, é importante fazer o autoexame mensal das mamas, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer mamografia.

VACINAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE CARTEIRA DE VACINAÇÃO

A Secretaria Municipal da Saúde de Paverama, esteve no sábado, dia 2 de outubro, no bairro Fazenda São José, realizando a Campanha Nacional de Multivacinação e junto com ela, realizou coleta de pré-câncer. O mesmo foi realizado neste sábado, dia 16, no Posto de Saúde do centro de Paverama.

Neste sábado (16/10), houve também, a vacinação das 1ª e 2ª doses da vacina contra o COVID-19, no centro e no bairro Fazenda São José.

No centro, foram vacinadas 265 pessoas com a 2ª dose da vacina, enquanto na Fazenda São José, 40 pessoas receberam a 1ª dose do imunizante. 

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Amsol promove capacitação e discute investimentos para a região

Prefeitos, gestores e servidores dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Sol Nascente (Amsol) participaram de uma capacitação promovida pela DPM Educação...

Sindilojas VT assina novo acordo para o comércio na região

O Sindilojas Vale do Taquari assinou a Convenção Coletiva de Trabalho para o período de 1º de março de 2026 a 28 de fevereiro...

Brigada Militar localiza veículo envolvido em atropelamento com morte em Mato Leitão

A Brigada Militar localizou e apreendeu o veículo suspeito de ter provocado o atropelamento que matou uma mulher e deixou outras três pessoas feridas...

PRF recupera carro roubado e prende foragido da Justiça em Triunfo

A Polícia Rodoviária Federal recuperou um veículo roubado e clonado e prendeu um homem procurado pela Justiça na noite deste domingo (21/6), na BR-386,...