Mau cheiro causado por empresa repercute na Câmara de Vereadores de Teutônia

982
Moção de repúdio dos moradores foi lida pelo presidente da Casa, Diego Tenn Pass / Crédito: Paloma Griesang

A situação de mau cheiro causado pela empresa BT Bio Company no Bairro Canabarro, em Teutônia, segue repercutindo. Na sessão da Câmara de Vereadores na terça-feira (26/10), o tema foi levado à tribuna, com a leitura de uma nota. O tema também foi o tema principal da Folha Popular de quarta-feira (27/10).

O vereador Márcio Vogel (MDB) disse que foi procurado por moradores da região fazendo reclamações. Reforça que a situação afeta a qualidade de vida dos moradores. “Uma atitude precisa ser tomada, é uma situação que se arrasta há meses”, salienta.

Hélio Brandão (PTB) reforçou a indignação dos moradores. “A gente não quer punir a empresa, mas uma providência precisa ser tomada, porque é lamentável”, avalia.

Vitor Krabbe (PDT) também ressalva o retorno da empresa para a cidade, porém, o odor precisa ser resolvido ou amenizado, pois é muito forte.

Diego Tenn Pass (PDT) deseja que todas as empresas deem certo em Teutônia, pois geram recursos, porém isso afeta os moradores e o poder público precisa fazer algo.

No intervalo da sessão, foi lida uma moção ou nota de repúdio encaminhada pelos moradores dos loteamentos próximos à empresa. No documento, eles afirmam que a empresa tem negligenciado a sua licença de operação. Dizem que já tentaram várias formas de solução, mas ainda não foi resolvido. Eles pedem por espaço na tribuna para apresentar sua reivindicação.

O presidente da Casa prometeu que, caso não seja resolvido até a sessão do dia 9 de novembro, na sessão seguinte o espaço será aberto.

Escola de soldados

O projeto apresentado no Almoço Empresarial da CIC Teutônia de construção de uma escola de soldados em Teutônia foi destacado pelos vereadores. Cleudori Paniz (PSD) destaca que é algo muito importante não apenas para a segurança, mas também para a economia, pois vai trazer recursos ao município. “É importante os gestores darem apoio para que isso saia do papel”, salientou. Diego Tenn Pass avalia que a ideia é fantástica. “Vamos correr atrás para fazer acontecer”, afirma. O assunto teve amplo debate no Comunidade Alerta da Rádio Popular.

Canto coral na escola

Os vereadores Cláudia Frigo (Cidadania) e Vitor Krabbe indicaram a inclusão do ensino do canto coral nas escolas municipais de Teutônia, outro tema que repercutiu no Comunidade Alerta e em reportagens da Folha Popular. Na tribuna, Cláudia defendeu que a intenção da ideia é preservar a tradição, pois muitas pessoas envolvidas com a prática demonstram preocupação quanto à continuidade dos coros na cidade.

A vereadora destacou que a música é importante no desenvolvimento infantil em diversas instâncias, na promoção da autoestima, além de ser uma ferramenta social que desenvolve as habilidades das crianças. Assim, lembrou dos projetos que já são realizados nas escolas e parabenizou os envolvidos.

Krabbe salientou a importância das atividades musicais e culturais no desenvolvimento de lideranças, pois tratam-se de ocupações que tiram a vergonha e o medo dos alunos.

Reclamações nos postos

As reclamações das pessoas que buscam os postos de saúde de Teutônia foram trazidas à tribuna. Hélio Brandão sugeriu que o recurso que sobrar da contratação de horas-máquina que, segundo ele tem previsão de chegar a R$ 9 milhões, seja investido no ambulatório do Bairro Canabarro e em melhorias em outros postos.

Claudiomir de Souza questionou porque em vez de novas contratações, o Município não investe na contratação de médicos ou de uma empresa que atenda a demanda dos postos. Vale lembrar que nesta semana a Univates iniciou o atendimento nos postos de saúde de Teutônia. O contrato prevê a contratação de médicos e visa atender a demanda.

Vitor Krabbe admitiu que realmente há situações a serem melhoradas na Saúde, porém, ponderou que algumas situações fogem ao alcance da administração e pegam de surpresa, como é o caso de médicos afastados por licença saúde. “Temos que ver o que é mais prático e rápido para resolver, tenho certeza que a administração está se empenhando nisso”, pontua.

Recursos para cirurgias

Os vereadores Márcio Vogel e Eloir Rückert destacaram o projeto de lei 165/2021, que trata de abertura de Crédito Especial de R$ 733 mil. O valor deve ser empregado em cirurgias eletivas. Os edis comentaram a pauta para salientar que parte do valor é proveniente de emendas parlamentares conquistadas junto a deputados do MDB, eles agradecerem o envio dos valores e o empenho de todos em consegui-los.

Convocação de secretário

A sessão de terça-feira encerrou com discussão entre vereadores. Hélio Brandão encaminhou um requerimento para convocar o secretário de Obras, Viação e Transportes de Teutônia, Werner Wiebusch, para explicar sobre um eventual desaparecimento de pneus e óleo do Parque de Máquinas da Prefeitura.

A convocação seria para a próxima sessão, no dia 9 de novembro. Porém, o requerimento foi rejeitado, com votos de quase todos os vereadores, exceto o do proponente, e de Claudiomir de Souza e Cleudori Paniz.

Alguns vereadores justificaram que a negativa à solicitação se dá porque a sessão do dia 9 ocorrerá na Cooperativa Languiru, e que não seria o momento ideal para receber o secretário, e que isso deveria ocorrer na Câmara em outra oportunidade.

O presidente da Casa, Diego Tenn Pass, no entanto, opina que a convocação de um secretário deve se dar por fatos concretos apresentados, e não por “eventuais acontecimentos”. Inclusive, a Mesa Diretora encaminhou Pedido de Informações sobre o suposto desaparecimento de itens.

A forte divergência ocorreu porque o vereador Hélio Brandão quis debater a matéria no plenário. No entanto, conforme informado pelo assessor jurídico da Casa, Gustavo Gewehr, este tipo de proposição não pode ser debatido, apenas votado. Caso queira defender a proposta, o vereador deve o fazer na tribuna. É o que define o Regimento Interno. O vereador, e seus colegas da oposição, no entanto, não aceitaram que o debate foi impedido.

- publicidade -