Maratona de vacinação contra a Covid-19 terá novidades em Estrela

A programação semanal na qual é possível buscar uma das três doses no mesmo dia e local, terá desta vez como novidade duas etapas especiais: uma para aplicação da dose de reforço do imunizante da Jansen; e outra geral na ESF Moinhos

462
Procura pela dose de reforço é a mais intensa nas últimas semanas / Crédito da foto: Anderson Eidelwein / Prefeitura de Estrela / Divulgação

O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Saúde, não dá pausa à estratégia de vacinação contra a Covid-19 adotada há cinco semanas. Pela sexta semana seguida será proporcionada uma maratona de vacinação na qual é possível buscar uma das três doses da vacina em um mesmo local e horário. Apesar da maratona desta semana não ser tão ampla como a passada, quando registrou seis etapas – serão cinco agora –, esta terá novidades. Uma delas é a ação que será realizada na unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Moinhos, no bairro de mesmo nome, na sexta-feira (17/12). Outra, a ação exclusiva para a dose de reforço do imunizante da Jansen, neste caso específico a segunda dose, algo inédito até então, agendada para quarta-feira (15/12).

Doses

A primeira dose (D1) está disponível a todos os maiores de 12 anos. Os menores de 18 anos devem comparecer com um responsável. Estes devem ainda levar comprovante de residência e documento oficial com CPF.

A segunda dose (D2) será aplicada a todos os que estão em atraso com os imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer. Também no caso da Pfizer está agendada a segunda dose para aqueles que iniciaram a vacinação até dia 23/10.

Já a dose de reforço (D3) segue com a ampliação diária do público-alvo. Iniciou nesta segunda (13/12) para aqueles que realizaram a D2 até 13/07, e se encerra sexta (17/12), já para aqueles que aplicaram a D2 até 17/07. No caso do imunizante da Janssen, na quarta-feira (15/12), a dose de reforço, que no caso é a segunda, será exclusiva para este grupo e transcorrerá conforme a disponibilidade de doses. Em Estrela foram mais de 950 pessoas vacinadas com este imunizante.

Em todos os casos é necessária a utilização de máscaras e o porte de documento de identidade com foto e a carteira de vacinação cedida por ocasião da primeira dose.

Programação

Com exceção da etapa de sexta-feira (17/12), todas as etapas ocorrerão na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Bairro Oriental, em turnos distintos. Nesta segunda (13/12) ocorreu ao longo da tarde. Nesta terça (14/12) será pela manhã, das 8h às 11h. Na quarta (15/12), na etapa exclusiva da Janssen, será outra vez pela manhã. Voltará a ocorrer pela tarde, das 13h30 às 16h, na quinta (16/12) e na sexta-feira (17/12), essa última agendada para a ESF Moinhos, em ação descentralizada a exemplo do que ocorreu nas últimas semanas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro União e na EFS Imigrantes.

Centenas de pessoas, de todas as idades, seguem procurando as etapas em Estrela toda a semana / Crédito da foto: Anderson Eidelwein / Prefeitura de Estrela / Divulgação

Números

Estrela soma até agora 26.864 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose (D1), de um total estimado de 27,7 mil a serem imunizados. O número de vacinados por completo (D2) é de 25.031. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 4.846 estrelenses. Mais informações pelo Whats 99127-9045.

- publicidade -