Vereadores de Colinas homenageiam Norberto Andrade

607
Vereadores e familiares do ex-vereador / Crédito: Estúdio A / Divulgação

Na noite de quarta-feira (15/12) foi oficializada a denominação do Plenário da Câmara de Vereadores de Colinas como “Plenário Vereador Norberto Andrade”. Foi um momento emocionante para familiares, autoridades e amigos do ex-vereador e presidente do Legislativo. O Projeto de Resolução n° 001-01/2021 foi apresentado pela mesa diretora, por meio do presidente, Fabiel Adolfo Zarth.

Norberto Andrade era popularmente conhecido como Xipa e faleceu no dia 17 de março deste ano, aos 70 anos. Ele marcou sua atuação como vereador por quatro legislaturas: de 1993-1996, 1997-2000, 2001-2004 e 2005-2008, não tendo completado a última vereança por motivos profissionais. Foi presidente da Casa em 2001, sendo um dos expoentes da política local, trabalhando pelo progresso de Colinas. Além disso, foi uma liderança na participação de emancipação do município, no início dos anos 1990.

Xipa deixou a esposa Délcia e as filhas Josiane e Daiane, além de genros e netos. Josiane Andrade Arnhold fez um discurso, em nome da família, lembrando o legado do pai. “Ele sempre foi incansável trabalhando pelo crescimento do seu povo, como ele dizia. Lutava pelos seus objetivos, servindo aos outros sem se servir dos outros. Com esse trabalho solidário, foi um expoente”, lembrou. Josiane também agradeceu pela homenagem. “Gostaria de agradecer ao povo que acreditou no meu pai nos quatro mandatos, e agradecemos imensamente aos idealizadores desta homenagem, que eterniza o nome do meu pai nesta Casa”, disse.

Filhas do ex-vereador Norberto, Daiane e Josiane, esposa Délcia, como presidente da Câmara, Fabiel Zarth / Crédito: Estúdio A / Divulgação

O presidente da Câmara, Fabiel Adolfo Zarth, conheceu Norberto logo quando chegou em Colinas. “Inspirado no seu exemplo, em 2016, fui eleito vereador. Nada mais justo que homenagear uma pessoa tão benquista na nossa comunidade. Foi precursor na busca pela emancipação, sempre atuante e participativo junto à comunidade e entidades. Assim, ficou conhecido como homem do povo”, disse.

O prefeito de Colinas, Sandro Herrmann, considerou a homenagem muito justa. “O Norberto estava sempre envolvido, não só na política, mas era um defensor e participativo na comunidade. Esse é o seu legado. Ele nos ensinou que as diferenças que temos são normais, mas jamais podemos deixar de manter o respeito e a amizade para pensarmos no bem comum do nosso município”, afirmou.

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, lembrou do companheirismo. “O Norberto sempre esteve com a gente. Me ajudou muito quando fui candidato a deputado estadual. Hoje, como prefeito de Estrela, penso que se cada um de nós deixar o legado que ele deixou, vamos partir de coração leve. Não poderia ter homenagem mais bonita que esta ao Norberto. Esse cara merece”, comentou.

A solenidade foi aberta somente a convidados e transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara. Ela está disponível e pode ser acessada pelo www.facebook.com/camaracolinasrs.

- publicidade -