Projeto estimula criatividade dos alunos em Paverama

Renovação na cultura e mentalidade de pais, alunos e professores

724
Professora e alunos do 1° ano autografando seus livros / Crédito: Divulgação

Gratificante, incentivador e emocionante, foram palavras usadas pelas professoras da EMEF Professora Gonçalina Pinto Vilanova e pais cujos filhos participaram da noite de autógrafos promovida na quarta-feira (29/12), como encerramento do projeto Super Autor.

Quem descobriu o programa foi a professora Cristiane Andreia Azevedo. Ela explorava as páginas de uma rede social, quando se deparou com uma propaganda do programa. Por se interessar, inscreveu a escola no site despretensiosamente, e se surpreendeu ao receber a notícia de que a instituição fora escolhida para participar.

Além de um projeto de alfabetização, o Super Autor é uma renovação na cultura e mentalidade de pais, alunos e professores, ajudando as crianças a desenvolver sua imaginação e se tornarem verdadeiros autores de livros.

A professora de História e atual diretora da escola, Sirlei Dorneles, destaca a importância de estimular um mundo diferente, onde as crianças desenvolverão a leitura e a escrita e colocarão seus sonhos no papel. “Eu acredito que no momento que envolvemos a família, traz alguma coisa, porque leva à criança aquele sentimento de ‘eu também posso sonhar, eu também sou capaz de fazer, de mostrar aquilo que eu sei criar’”, comenta.

Clélia Markus Lemes é professora das turmas iniciais há 41 anos e perto de se aposentar, como forma de se despedir, presenteou os alunos de sua turma com a impressão de seus livros. Ela conta que amou poder fazer parte do programa. “Foi uma realização para mim” declara.

Carla Patrícia Reis, mãe do aluno Lucas (6), avalia o processo de criação do filho. “A sensação de trabalharmos juntos foi muito boa, ver ele entusiasmado e animado, comentando cada dia sobre o livro, contando as histórias, foi muito bonito” conta. O menino considera uma novidade e diz ter gostado da participação da mãe na criação.

A aluna Janys Vitória Pinto de Carvalho (8), escreveu o livro “Luísa e seu novo amigo” que conta a história de uma menina e seu cachorro chamado Thor. Janys conta que gostou de ter seu próprio livro e pretende publicar mais. Seus pais, Rodrigo da Silva Pinto e Vandreia Alexandra de Carvalho salientam como a experiência foi boa tanto no intuito de ajudar quanto na expectativa e felicidade de ter o livro pronto. O pai ressalta a importância de abraçar projetos que fazem bem aos filhos e os ajudem a escrever sua própria história.

- publicidade -