Semana com quatro etapas da vacinação Covid, em Estrela

A expectativa da equipe de trabalho é que o movimento seja tão intenso ou maior do que o registrado na primeira semana de janeiro

660
Etapa de quinta-feira (10) voltará a ocorrer no Parque Princesa do Vale e em horário especial / Crédito: Rodrigo Angeli / Prefeitura de Estrela / Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela abre, nesta terça-feira (11/1), a programação semanal da campanha de imunização contra a Covid. A expectativa da equipe de trabalho envolvida nas operações é que o movimento seja tão intenso ou maior do que o registrado na primeira semana de janeiro, já bem superior ao das etapas finais de 2021. Serão quatro etapas diárias até sexta-feira (14/1), sendo uma em horário especial, agendada para quinta-feira (13/1).

A maior procura da população se dá a partir das notícias mundiais do aumento do número de casos da doença a partir do surgimento da variante Omicron. As pessoas, mesmo aquelas que já haviam desistido de tomar a segunda dose (D2) ou a de reforço (D3) voltaram a procurar os postos de saúde. Mesmo o número de vacinados com a primeira dose, antes já estabilizado em razão do grande percentual de imunizados, voltou a crescer nos últimos dias. Foram mais de 30 somente na semana passada. Estrela pode nesta ou na próxima semana superar a marca de 27 mil vacinados, de um total estimado de 27,7 mil a serem imunizados. São até o momento 26.965 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 25.749, número que não contabilizam as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 7.500 estrelenses. Segundo o último boletim epidemiológico, Estrela já contabilizou 4.409 casos positivos. Destes, 4.258 recuperados. São 77 casos ativos e 74 óbitos (último dia 14 de novembro).

Etapas

A programação será aberta com a etapa exclusiva para a dose de reforço do imunizante da Janssen, nesta terça (11/1). A etapa ocorrerá das 8h às 11h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Bairro Oriental. Dos mais de 960 imunizados com a primeira dose do respectivo imunizante, pouco mais de 500 já buscaram a dose de reforço, o que representa um percentual baixo quando comparado ao dos outros imunizantes.

Nas três demais etapas, o cidadão estrelense poderá, como já ocorre por dez semanas consecutivas, buscar uma das três doses dos imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer em um mesmo local e horário. Na quarta-feira (12/1), a etapa ocorrerá na UBS, das 13h30min às 16h. Na quinta (13/1), etapa especial no Parque Princesa do Vale, das 16h às 19h30min, no modelo drive thru e fila individual por ordem de chegada. Na sexta (14/1), a etapa volta a ocorrer na UBS, das 13h30min às 16h. Todos devem utilizar máscaras. As equipes do Lions seguem realizando a campanha da coleta de alimentos não-perecíveis nos locais e pedem a colaboração da população para com a causa.

Doses

A primeira dose está disponível a todos os maiores de 12 anos. Os menores de 18 anos devem comparecer com um responsável. Estes devem ainda levar comprovante de residência e documento oficial com CPF.

A segunda dose será aplicada a todos os que estão em atraso com os imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer. Também no caso da Pfizer está agendada a segunda dose para aqueles que iniciaram a vacinação até dia 15/11

Já a dose de reforço – AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer – segue com a ampliação diária do público-alvo. Como novidade, agora, já dentro do intervalo reduzido de quatro meses. Assim, poderá solicitá-la todos aqueles que aplicaram a D2 até 04/09 na etapa desta quarta-feira (12); e 11/09 nas demais etapas da semana. Mais informações pelo Whats 99127-9045.

- publicidade -