Posto do Centro atenderá pacientes com sintomas gripais em Lajeado

Posto de Saúde do Centro funcionará neste sábado (15/1), das 10h às 16h, sem fechar ao meio-dia

681
Crédito da foto: Divulgação

Com o aumento do número de casos ativos de Covid-19 no município, o Posto de Saúde do Centro funcionará neste sábado (15/1), das 10h às 16h, sem fechar ao meio-dia, para atender exclusivamente pacientes com sintomas gripais e respiratórios.  A medida foi adotada pela Secretaria da Saúde para qualificar e ampliar o atendimento médico de casos suspeitos de contaminação por coronavírus.

Os casos serão avaliados pela equipe de saúde, que fará a orientação e os encaminhamentos necessários para o atendimento.

“A rede municipal de saúde está com uma alta demanda por atendimento por síndromes gripais nos últimos dias. Essa é uma medida que adotamos para ampliar o atendimento e também para não sobrecarregar a UPA no final de semana, reduzindo assim as filas e o tempo de espera para quem precisar”, explicou o secretário municipal da Saúde, o médico pneumologista Cláudio Klein.

Durante a semana, de segunda a sexta-feira, em caso de sintomas gripais, os pacientes podem buscar atendimento nas Unidades de Saúde de referência do seu bairro.

Atendimento de casos com síndromes gripais no sábado (15/1):

Local: Centro de Saúde do Bairro Centro

Endereço: Rua Júlio May, 383 – Centro

Fone: 3982-1127

Horário de atendimento no sábado (15/1): 10h às 16h (apenas para sintomas gripais)

Crédito foto de arquivo: Pietra Darde

Atendimento no Posto de Saúde do Morro 25 

Em razão da necessidade de reorganização do atendimento de profissionais devido ao coronavírus, entre esta quinta-feira (13/1), e a próxima quinta (20/1), os atendimentos médico e de enfermagem realizados no Posto de Saúde Morro 25 ocorrerão no Posto de Saúde do Santo Antônio. A parte administrativa continuará funcionando na Unidade do Morro 25, com a dispensação de medicamentos e orientações. A medida poderá ser prorrogada, dependendo da evolução da pandemia. 

Necessidade de completar o esquema vacinal e fazer dose de reforço

A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que as pessoas completem seu esquema vacinal contra a Covid-19 com a segunda dose e, quando for o caso, também com a dose de reforço. Pesquisas têm indicado que a dose de reforço aumenta a produção de anticorpos contra o vírus, evitando casos graves e a necessidade de internação hospitalar. Até agora, 18.049 pessoas já receberam a dose de reforço em Lajeado.

“É importante que todos se conscientizem e busquem completar seu esquema vacinal, principalmente com a dose de reforço. Apesar de estarmos com um alto número de casos ativos, as internações ainda são muito pequenas, o que indica a eficácia das vacinas”, disse o secretário municipal da Saúde, o médico pneumologista Cláudio Klein, alertando que a variante Ômicron tem apresentado até agora um maior potencial de propagação, mas menor risco de hospitalização.

No pico da pandemia em 2021, entre os meses de fevereiro e abril de 2021, Lajeado contabilizou 1.063 casos ativos da doença, no dia 5/3/2021. Naquele momento, o Hospital Bruno Born havia expandido a oferta de leitos de estava com UTI e chegou a ter 52 pacientes de Covid em unidade intensiva. Agora, nesta nova onda de casos, na última terça-feira (11/1), o município atingiu 758 casos ativos, e apenas 2 casos de internação em unidade intensiva.

Vacinação em Lajeado

A aplicação de dose 1, dose 2 e doses de reforço segue para os mesmos grupos no CAPS Adulto. Veja mais no quadro abaixo. 

Importante ressaltar que o intervalo entre a dose 2 e a de reforço dos imunizantes Coronavac, Fiocruz/Oxford/AstraZeneca ou Pfizer é de quatro meses. Sendo assim, maiores de 18 anos que tenham completado o esquema vacinal básico até o dia até 13/09 já podem buscar pela dose de reforço nesta quinta-feira (13/1).

Já para quem se imunizou com a Janssen, o intervalo entre a dose única e a dose de reforço é de 2 meses. Desta forma, a dose de reforço poderá ser aplicada em todas as pessoas que já tomaram a dose anterior da Janssen até o dia 13/11, se for feita na quinta-feira (13/1).

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 – Quinta-feira (13/1) 
Local: CAPS Adulto (Rua Saldanha Marinho, 770 – Bairro Centro)
Horário: 8h às 15h 
 Quem pode fazer Dose 1
Adolescentes com 12 anos ou mais (levar carteirinha de vacinação)
Maiores de 18 anos
Quem pode fazer Dose 2
(levar documento e carteirinha impressa de vacinação)
Quem fez a Dose 1 de  Data referência para a Dose 2    
CoronaVacAté 16/12
Fiocruz/Oxford/AstraZenecaAté 4/11
PfizerAté 23/12
 Quem pode fazer Dose de Reforço
(levar documento e carteirinha impressa de vacinação)
Quem fez a Dose 2 ou a Dose ÚnicaData referência para o reforço
Maiores de 18 anos que tenham completado o esquema vacinal básico(Coronavac, Fiocruz/Oxford/AstraZeneca ou Pfizer)Até 13/9
Maiores de 18 anos que tenham feito a dose única da JanssenAté 13/11

HORÁRIO DE VACINAÇÃO EM JANEIRO

Durante todo o mês de janeiro, a vacinação será de segunda a quinta-feira das 8h às 15h, sem fechar ao meio-dia. Nas sextas-feiras, a vacinação será aplicada com horário estendido, das 8h às 20h.

- publicidade -