Emeis voltam às aulas em Estrela

Mais de 1.5 mil crianças de 0 a 5 anos matriculadas retornaram às atividades nas 13 Emeis da rede. Dia 21 de fevereiro será a vez do Ensino Fundamental (Emefs)

696
Algumas crianças reencontraram velhos amigos; outros iniciaram novas amizades / Crédito da foto: Smed / Prefeitura de Estrela / Divulgação

A manhã desta segunda-feira (7/2) foi de reencontros para centenas de crianças, e novidades para outras. O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), retomou as atividades presenciais na Educação Infantil. Cerca de 1.5 mil bebês e crianças de 0 a 5 anos retornaram ao convívio nas 13 escolas da rede municipal que são voltadas a este público, cerca de 300 a mais do que em 2021. O Ensino Fundamental tem retorno previsto para dia 21 de fevereiro e a expectativa é de mais 2.3 mil alunos com seis anos ou mais.

Muitas surpresas aguardavam os pequenos. As escolas realizaram atividades especiais para a recepção aos mesmos. Até animadores esperaram, na porta de algumas delas, a chegada das crianças, muitas delas ainda nos colos de pais e avós. Músicas e brincadeiras logo tornaram o ambiente escolar mais confortável para os mais tímidos e menos estranho para os novatos. Atividades em conjunto também trataram de aproximar quem ainda não se conhecia.

Retorno foi cercado de surpresas para muitas crianças / Crédito
da foto: Smed / Prefeitura de Estrela / Divulgação

Ao longo das últimas semanas, a Smed realizou inúmeras ações com diversos propósitos focando o objetivo maior: o retorno das crianças às salas de aula. A contratação de mais profissionais para a respectiva área, a criação de novas turmas e adequações de outras, assim como obras físicas nas escolas e aquisição de mais recursos didáticos foram algumas das medidas. O prefeito Elmar Schneider avalia, “Na nossa gestão a educação é prioridade, por isso investimos em infraestrutura, na inovação e tecnologia, na segurança nas escolas, sem falar na qualidade do transporte escolar e na merenda feita por amor e carinho pela nossa cozinha e padaria central”, diz. “Vamos construir juntos hoje a sociedade forte que queremos para o futuro logo amanhã”, frisa.

Diversas atividades foram realizadas com o objetivo de tornar
a volta às aulas ainda mais comemorada / Crédito da foto:
Smed / Prefeitura de Estrela / Divulgação

Os cuidados com a a covid-19 também são intensos. A coordenação destaca que foram repassadas orientações para monitores, professores, funcionários e familiares na identificação de possíveis casos da doença. De acordo com a secretária da Educação, Elisângela Mendes, tal cuidado necessita iniciar ainda em casa. “Seguindo as normas da portaria da Secretaria Estadual, caso alguma criança teste positivo ou apresente sintomas, assim como um professor ou monitor, precisamos suspender as aulas na respectiva turma por até dez dias. Por isso pedimos a conscientização e a colaboração das pessoas, inclusive pais, nestas avaliações, para evitarmos maiores problemas ou que afetem mais pessoas e por mais dias”, explica. “Caso algum pai desconfie dos sintomas de seu filho, que evite enviá-lo à escola até que se tenha uma posição oficial e evite outros dez dias de afastamento para ele e as demais crianças da respectiva turma”, ressalta.

- publicidade -