Palestra sobre desenvolvimento pessoal abre o ano letivo das Emefs de Lajeado

O evento ocorreu no Teatro da Univates e reuniu cerca de 600 pessoas

394
Crédito da foto: Divulgação

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação (SED), realizou na manhã desta terça-feira (15/2), a abertura do ano letivo de 2022 das Escolas de Ensino Fundamental e Projetos Vida da rede municipal de educação. O evento ocorreu no Teatro da Univates e reuniu cerca de 600 pessoas. 

O evento contou com a participação do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, vice-prefeita Gláucia Schumacher, secretária de Educação, Adriana Vettorello, presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Deolí Gräff, e da reitora da Univates, Prof.ª Evânia Schneider. 

Os artistas Maiara Cristina Lenhardt e Rogério Schmidt foram os responsáveis por animar a recepção dos convidados. Enquanto Rogério tocava canções, Maiara desenhou uma fechadura com técnicas de lettering em uma tela. A ideia de retratar uma fechadura surgiu para relacionar o objeto ao tema da abertura do evento: educação é a chave da transformação.

“A Secretaria da Educação está sempre buscando inovar. A nossa prática pedagógica dará a tônica desse ano letivo com professores capacitados, motivados e que acreditam na educação. Que possamos oferecer e dar o melhor aos nossos alunos: uma educação de qualidade e transformadora”, disse a secretária da Educação, Adriana Vettorello, durante o seu pronunciamento.

Crédito da foto: Divulgação

Durante o ato foi realizada a entrega simbólica de um Chromebook para Maria das Graças Machry, professora da Emef Santo André. A entrega do equipamento serviu para simbolizar que, no ano letivo de 2022, os professores também terão à disposição o equipamento, visando facilitar o acesso às atividades cotidianas dos profissionais com o auxílio das mais avançadas tecnologias da educação.

Os advogados Evandro Weisheimer e Bernardo Daltoé Rosa, responsáveis pela assessoria da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais da SED, realizaram um momento de sensibilização com o objetivo de explicar sobre a Lei e de que forma ela está atrelada ao trabalho realizado nas escolas.

A atração principal da abertura do ano letivo foi a palestra “Protagonismo na Educação: A chave para a transformação”, com a psicóloga Fernanda Tochetto. 

“A palestra foi maravilhosa e veio ao encontro do que eu já havia lido no livro da Fernanda em 2021, que por sinal me auxiliou muito na tomada de decisão em relação a minha vida profissional. Me destravei e me permiti viver uma nova experiência, a qual estou amando”, disse a professora Claudia Caumo Leite.

O retorno às aulas dos cerca de 6 mil alunos do Ensino Fundamental será nesta quinta-feira (17/2).

- publicidade -