Produção e estratégias para o uso de Reels nos negócios pautam workshop do Encontro Empreendedor

Atividade foi ministrada pelo especialista em Marketing Digital, Elifas de Vargas

746
Evento ocorreu na sede da CDL Lajeado / Crédito da foto: Clarissa Jaeger / Divulgação

A produção de Reels e sua aplicação nos negócios foi o tema escolhido pela CDL Lajeado Jovem para o primeiro workshop do projeto Encontro Empreendedor realizado na noite desta quinta-feira (24/2) na sede da entidade. Ministrada pelo especialista em Marketing Digital, Elifas de Vargas, a atividade esclareceu como funciona, quais os impactos para os negócios, as dinâmicas com o púbico e como criar estratégias de publicação. Segundo a vice-presidente da pasta, Danielle Mallmann, o workshop teve o objetivo de proporcionar conhecimento de uma forma prática para ser aplicado nas empresas e na vida pessoal. 

Vice-presidente da CDL Lajeado Jovem, Danielle Mallmann / Crédito da
foto: Clarissa Jaeger / Divulgação

De acordo com Vargas, o Instagram são várias mídias em uma só, com conteúdos próprios para cada uma delas: feed, storie, IGTV, Reels e shooping. Para ter resultado na plataforma é necessário entender onde está o público-alvo e, a partir disso, elaborar um planejamento de ações. O especialista também alertou sobre a importância de investimentos e constância. 

Especificando o Reels, Vargas considerou que o sucesso do recurso se dá pela oferta de entretenimento com conteúdo e revelou que a taxa de conversão dos vídeos supera em até 30% as demais publicações. “O vídeo é a vitrine do século XXI. É o que faz a diferença hoje”, afirmou. Com exemplos de interações permitidas, como variação de música, velocidade e filtros, ele sugeriu que os Reels devem seguir a base de 60% de diversão e 40% de ensinamento e inspiração, mas alertou que a produção exige noções básica de cinematografia, as quais envolvem o planejamento do roteiro, gravação e edição. Também é essencial pensar na tríade iluminação, áudio e enquadramento.

Quanto ao roteiro do Reels, Vargas apontou que os três primeiros segundo são cruciais e devem conter chamadas de texto ou áudio que despertem o interesse do espectador. Os 24 segundos seguintes precisam entregar conteúdo efetivo, finalizando os três últimos segundos com um fechamento que instigue a curiosidade para um próximo vídeo. Além disso, ele orientou sobre a exploração de trends, que são as tendências do momento nas redes sociais, e a possibilidade de reaproveitar Reels bem sucedidos também nos stories e feed, além de sugerir a busca por exemplos em outros perfis. “Não é preciso criar tudo. Inovar não é criar algo que não existe. Inovar e fazer algo diferente do que existe”, garantiu.

Tema foi abordado pelo especialista em Marketing Digital, Elifas de Vargas /
Crédito da foto: Clarissa Jaeger / Divulgação

Ao finalizar sua explanação, o especialista ressaltou que a comunicação está mudando, mas que o segredo do marketing continua o mesmo: “Todo ser humano tem um problema. Você só precisa fazer o que vende ser a solução para aquele problema dele. O simples bem feito é o que dá resultado”. E concluiu: “O problema não é fazer, é deixar de fazer. É melhor você errar tentando do que não tentar”. 

- publicidade -