Estrela inaugura Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram)

Espaço é considerado a “porta de entrada” para mulheres em diferentes situações de violência doméstica; Cram de Estrela é o segundo da região e o 24º instalado no Estado

897
Espaço funcionará junto ao Creas, na Rua Tiradentes, nº 473, no Centro de Estrela / Crédito da foto: Rodrigo Nascimento / Governo de Estrela / Divulgação

O Governo de Estrela inaugura, na próxima segunda-feira (7/3), o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram). O espaço, que funcionará na Rua Tiradentes, nº 473, junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), estará preparado para o acolhimento e todo o atendimento social e jurídico às mulheres vítimas dos mais variados tipos de violência. A inauguração ocorre na sede do Cram, às 16h.

A diretora de Desenvolvimento Social de Estrela, Tatiana Pereira de Oliveira, explica que o Cram é considerado a “porta de entrada” para o atendimento de mulheres, em qualquer tipo de situação de violência. “Não é só violência física que estamos falando. Existe a violência sexual, psicológica, financeira. O Cram deve ser a porta de entrada para a mulher que é vítima, e muitas vezes não sabe nem a quem recorrer”, comenta.

No espaço haverá atendimento psicológico, social e jurídico. O centro contará com psicóloga, assistente social, assessor jurídico e uma secretária. A coordenadora do espaço é Iona Carreno. A Diretora de Política para Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul, Bianca Feijó, e a Secretária Estadual do Trabalho e de Assistência Social, Regina Becker Fortunati, participarão da inauguração.

O Cram de Estrela será o 24º centro instalado no Rio Grande do Sul, e o segundo em atividade no Vale do Taquari. Para o prefeito Elmar Schneider, uma prestação de serviço essencial às mulheres do município. “Todos nós somos responsáveis em criar meios e estratégias para romper com o ciclo vicioso da violência doméstica. O Cram, que inauguraremos em Estrela, é uma das ferramentas para isso”, destaca Schneider.

O centro funcionará no mesmo horário do Creas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30min às 17h. Será criado ainda um número de telefone, disponível 24 horas, para o atendimento das mulheres. “Pois a violência ocorre à noite, no fim de semana, após as festas. Não tem hora para acontecer”, complementa Tatiana, que é assistente social do município.

Além do atendimento presencial, a unidade local já nasce com um convênio com a Casa de Passagem Regional. Nos casos nos quais não é possível retirar o agressor de casa, seja por questões familiares ou relacionadas ao trabalho, a mulher, filhos e o PET podem ser encaminhados pela equipe do Cram, para o acolhimento na Casa de Passagem Regional.

Serviço

CRAM

Centro de Referência de Atendimento à Mulher

Solenidade de Inauguração: Segunda-feira (7/3), 16h

Rua Tiradentes, 473 – Centro de Estrela.

- publicidade -