Amador de Estrela será lançado nesta sexta-feira

Evento ocorrerá na Prefeitura de Estrela, a partir das 20h. Competição, que não é realizada há uma década, terá a participação de oito equipes. Rodada inaugural ocorre dia 13 de março

770
Crédito da foto: Divulgação

Os times irão a campo dia 13 de março, mas já nesta sexta-feira (4/3) o municipal amador de Estrela estará no foco do esporte. Em cerimônia agendada para às 20h, na sede da prefeitura, será realizado o lançamento do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2022. A competição, que não movimenta dirigentes, atletas e torcedores há uma década, será retomada com a participação de oito equipes e até 240 jogadores locais.

As negociações entre líderes comunitários, esportistas e o departamento de Esportes da Secretaria Especial de Cultura Esporte e Lazer (Secel) em torno do retorno do amador iniciaram ainda no ano passado, quando competições como a Copa Guri e o campeonato de futebol sete sênior, mais do que sucesso, reacenderam rotinas em torno de praças esportivas e sadias rivalidades municipais. Era esse o desejo da Administração Municipal, como sempre bem deixou claro o prefeito Elmar Schneider, como também de pessoas ligadas ao esporte no município. As negociações se tornaram mais intensas nas últimas semanas. Reuniões foram realizadas e acertos concretizados, e assim chegou-se aos números finais. Oito times deverão entrar em campo a partir do dia 13 de março. A competição, apenas na categoria titular, será aberta para jogadores acima dos 14 anos e vínculo com Estrela.

“Queremos que a competição seja sim de Estrela, que promova esse popular esporte entre quem é daqui ou tenha ligação com o município, proporcionando a integração entre as comunidades, principalmente do interior, onde o amador sempre foi muito forte, e em nossos bairros”, destaca Beto Gewehr, integrante da equipe esportiva da Secel, um dos responsáveis pelo certame. Poderão participar até 30 atletas por time. De acordo com Julio Saldanha, coordenador de esportes da Secel, o grande apoiador do campeonato é o próprio Governo de Estrela. Ao contrário de outras competições de futebol amador na região, a Secel não cobrou taxa de inscrição dos atletas e nem solicitou um valor-caução para garantia da participação, que ao fim do campeonato seria devolvido. Ainda custeará os gastos com arbitragem e materiais esportivos.

Jorge Dutra, Beto Gewehr (c) e Bruno Ordovás (d), da Secel: últimos acertos fechados / Crédito da foto:
Rodrigo Angeli / Governo de Estrela / Divulgação

Equipes

Participarão as equipes do Grêmio Esportivo Atlântico de Costão A; Grêmio Esportivo Atlântico de Costão B; Sociedade Cultural Esportiva Delfinense; Grêmio Esportivo Geraldense; Sociedade Esportiva Alto da Bronze; Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré da Delfina; Atlético Estrelense (Bairro Marmitt/Moinhos); Gaviões do B.I (Bairro das Indústrias).

Fórmula de disputa

O sistema do campeonato prevê jogos de todos contra todos em turno único. Se classificarão para a segunda fase os seis melhores, sendo que os dois melhores já estarão automaticamente classificados para as semifinais. Os seus adversários sairão dos confrontos entre os quatro demais: 3° x 6º; 4º x 5º. Nas semifinais e decisão, sempre em partidas de ida. Serão premiados os quatro primeiros colocados, sendo os três primeiros com troféus e medalhas. Outras premiações ainda são estudadas. Também serão premiados o campeão da disciplina, artilheiro, goleiro e atleta destaque, além de jogador revelação.

Clássico e homenagem

A abertura da competição se dará de forma especial dia 13 de março, no campo sede do Alto da Bronze – último campeão, em 2012, ao bater na decisão o Novo Paraíso. Na partida de abertura, às 13h30, um capítulo especial para a torcida da comunidade de Costão e os torcedores do Atlântico, que serão representados no certame por duas equipes. Pois serão elas que já estarão frente a frente, no primeiro clássico do ano. Em seguida, às 15h30, o Alto da Bronze irá encarar a equipe que será definida em sorteio nesta sexta-feira, durante a cerimônia de lançamento.

Alto da Bronze, último campeão, em 2012 / Crédito da foto: Arquivo / Prefeitura de Estrela / Divulgação

Mais informações diretamente na Secel, na Rua Marechal Floriano, 433 – Centro, ou junto à equipe do departamento de esportes com os profissionais Jorge Dutra (98193-3222); Bruno Ordovás (98040-1427) e Beto Gehwer (99764-2951).

- publicidade -