Crianças podem ser vacinadas contra Covid neste sábado, em Estrela

Modelo com etapas diárias de imunização para o público adulto e escalonadas para o infantil seguirá sendo adotado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central

598
Maria, Emlly e Arthur foram três das crianças que aproveitaram o plantão do último sábado para também realizar a segunda dose infantil / Crédito: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela

Estrela terá uma etapa de vacinação infantil contra a Covid-19 especial neste sábado (19/3). Será o Dia C. O plantão na UBS Central ocorrerá das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, e visa a aplicação da segunda dose infantil (D2i) da CoronaVac para todos aqueles que fizeram a primeira dose (D1i) em 19/2 ou antes desta data e estão em atraso.
Pelas próximas semanas, seguirá o novo sistema adotado para dar prosseguimento à campanha de vacinação contra a Covid. O modelo prevê etapas diárias para o público adulto em todas as manhãs, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central (localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental) e escalonadas para o público infantil à tarde.
Com os números até quinta-feira (17/3), Estrela possui até o momento 28.240 cidadãos acima dos 5 anos com a primeira dose (D1), o que equivale a 93% de um total estimado de 30.4 mil cidadãos a serem imunizados. Percentuais gerais que caíram no geral em relação ao ano passado, pois os dados passaram a contar com a vacinação infantil, que iniciou mais tarde. O número de vacinados por completo (duas doses – acima de 12 anos) é de 27.073, e não contabiliza as unidades infantis e da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. Ao todo já são 1.121 crianças (41,5%) com a primeira dose, de um total estimado de 2.7 mil. A dose de reforço (D3) – apenas para os maiores de 18 anos – já foi aplicada a 11.934 estrelenses e a quarta (D4) a 17 cidadãos. Novos números devem ser registrados até o fim desta sexta-feira (18/3).

Adulto
As etapas diárias para a aplicação das diversas doses para pessoas acima dos 12 anos seguirão no período da manhã e início da tarde. De segunda a sexta, das 7h30 às 13h30, poderão ser feitas as quatro doses, seguindo as seguintes regras fixas:
primeira dose (D1) – todos acima de 12 anos;
segunda dose (D2) Pfizer – quem realizou a D1 há mais de oito semanas; D2 AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac – todos que estão em atraso;
Dose de Reforço (D3) – quem realizou a D2 há quatro meses e tem mais de 18 anos. Já o público considerado imunocomprometido (acima de 12 anos) pode buscar a D3 (oito semanas após a D2) e a D4 (quatro semanas após a D3).
Para o caso da aplicação da D2 e das unidades de reforço são exigidas ao postulante a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF.

Infantil
Já a vacinação infantil prosseguirá de forma escalonada, também na UBS Central, das 13h30 às 16h. Na próxima semana ocorrerão na terça (22/3) e sexta-feira (25/3). Na terça será aplicada a primeira dose infantil (D1i) e a segunda dose (D2i) para todos da vacina CoronaVac que estão em atraso. Na sexta (25/3), igualmente será aplicada a D1i e a D2i para aqueles que estão em atraso, tanto da CoronaVac mas como também da Pfizer.

- publicidade -