Mulheres podem fazer mamografia gratuitamente em Imigrante

600
Imagem ilustrativa

Mulheres de Imigrante que tenham entre 50 e 69 anos têm acesso gratuito à mamografia. O exame é disponibilizado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social.

Para agendar o exame a paciente deve procurar o Centro de Saúde. Após organização de um grupo mínimo, ocorre o transporte da Secretaria da Saúde até o Hospital Santa Terezinha em Encantado para a realização do exame de forma gratuita.

No momento não há fila de espera e para o mês de abril há 10 vagas disponíveis.

O resultado dos exames é avaliado pelo médico ginecologista Mauro Rafael Engel, e em caso de um diagnóstico fora da normalidade, mais exames são solicitados.

Informações podem ser obtidas com Ana Patrícia pelo telefone 3754-1163.

Sobre a mamografia

A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas.

Ela é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos e deve ser repetida a cada dois anos. Porém, isso pode variar de mulher para mulher. Se houver histórico familiar, o procedimento deverá ser feito a partir dos 40 anos após orientação médica.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Realizar o exame de mamografia periodicamente pode ser essencial para evitar qualquer complicação que possa acontecer futuramente ou diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Estima-se que pelo menos 20% da taxa de mortalidade por câncer de mama foi reduzida graças ao exame de mamografia.

- publicidade -