Vacinação contra a gripe inicia segunda-feira em Estrela

Em Estrela ocorrerá em duas etapas e será realizada unidades de vacinação descentralizadas do Posto Central, que seguirá com a imunização da Covid e sala de vacinas

664
Unidade Básica de Saúde (UBS) Boa União será uma das unidades que realizará a vacina / Crédito: Arquivo / Governo de Estrela

Na segunda-feira (4/4), o Ministério da Saúde inicia a 24° Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. O intuito é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas com a vacina Influenza até a data prevista para encerramento da campanha (3/6).

Em Estrela, a imunização ocorrerá nas unidades de saúde dos bairros, no Serviço de Assistência Especializada (SAE) e também através da Unidade Móvel, com objetivo de aplicar a vacinação em 95% da população compatível para receber o imunizante.

A campanha nacional será em duas etapas. A primeira etapa vai acontecer entre os dias 4 e 30 de abril, em que serão vacinados idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde. A segunda etapa será de 2 de maio a 3 de junho e tem como público-alvo crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

Dia D
Este ano, 30 de abril será o dia D de mobilização nacional. Estrela deve receber para sua primeira etapa, 6,6 mil doses apenas para o grupo da Terceira Idade. Pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde poderão buscar a vacina nos seguintes locais: Serviço de Assistência Especializada (SAE); nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Indústrias, Moinhos e Imigrantes; na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Boa União e na Unidade Móvel. Em cada uma há um horário específico.

Segundo o Ministério da Saúde, entre 75 e 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em nota, o Ministério alerta para a importância da vacinação dos grupos prioritários para evitar surtos da doença. No caso das crianças de seis meses a menores de cinco anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Outras vacinas
A vacinação para outras enfermidades segue ocorrendo na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central (localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental), das 7h30 às 13h30. Já a Vacinação Covid, também no Posto Central, com imunização adulta diária na parte da manhã e infantil à tarde, em etapas escalonadas. Mais informações pelo Whats 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.

Horários
Serviço de Assistência Especializada (SAE) – Avenida Rio Branco, nº 1.127 – Bairro Oriental: 8h às 13h
Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Indústrias, Moinhos e Imigrantes 7h30 às 12h /13h30 às 16h
Unidade Básica de Saúde – Boa União: 7h30 às 13h30 – sem fechar ao meio-dia

- publicidade -