Edson Brum é indicado ao TCE

779
Edson Brum é deputado e está no cargo de secretário de Estado / Crédito: Divulgação Palácio Piratini

O deputado estadual e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum, (56) deverá ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A indicação foi protocolada na Assembleia Legislativa no dia 31 de março para a vaga de Algir Lorenzoni. O memorando reúne 46 assinaturas de parlamentares, o maior número de apoios já registrado na história do parlamento gaúcho para o cargo na corte.

A oficialização ocorreu após o presidente do órgão (TCE) e ex-colega de Brum na Assembleia, Alexandre Postal, informar a vacância do cargo de conselheiro do TCE para o presidente da Assembleia Legislativa. A corte de contas deliberou, por unanimidade, que o ocupante da vaga é de indicação do Parlamento, acolhendo recomendação do conselheiro-corregedor Renato Azeredo.

Agora, a Assembleia Legislativa dará sequência aos procedimentos internos previstos em lei quanto à indicação do nome que ocupará a vaga. E Edson Brum é o mais cotado, tanto que não pretende concorrer à reeleição para deputado estadual no pleito de 2022. “Surge a indicação, mas a decisão de não concorrer já era antiga. Ou vou para este rumo [TCE] ou vou para casa, mas não vou mais para a eleição”, comentou.

Representante do Vale

Apesar de ser natural de Rio Pardo, Edson Brum sempre se considerou um deputado do Vale do Taquari. “Todas as demandas, nos cinco mandatos, fui atrás e procurei resolver. Então, não faltou parlamentar, deputado, representação para o Vale do Taquari. A gente lutou muito”, disse. Ele citou a luta pelo preço do leite, legislação ambiental com o código florestal, busca de empresas, votação contra aumento de impostos, estradas, recursos e serviços. “Sempre estivemos juntos defendendo a região”, sinalizou.

União de forças

Como não concorre mais, Brum sugere que a região deve conversar e se unir para definir o futuro. “Hoje não temos um deputado que more na região a não ser eu. Ano que vem não terá. Importante é unir forças. Não adianta lançar 50 candidatos ou trazer 50 de fora. Depois fica sem representação e daí não pode reclamar. É momento da sociedade organizada pensar. Pode fazer falta o Edson Brum para a região”, advertiu.

Ele sugeriu as lideranças convergirem e não pensarem somente em si ou no seu partido. “Tem que entrar em campo. Não adianta cobrar se não ajuda. Quer comer o churrasco, mas não ajudou a comprar a carne ou a criar o bichinho. Importante ter essa consciência”, alertou.

Cinco mandatos

Edson Brum está no quinto mandato de deputado estadual. Concorreu pela primeira vez em 1998 e ficou como suplente. Em 2002, terminou na primeira suplência e assumiu em definitivo quando João Osório foi para o Tribunal de Contas. Nas eleições de 2006, 2010, 2014 e 2018, sempre se reelegeu. Desta vez, decidiu não concorrer.

Nos anos de 2009, 2010 e 2013, presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e, em 2011 e 2019, comandou a Comissão de Constituição e Justiça. No ano de 2015 ocupou o cargo de presidente da Assembleia Legislativa. Em 9 de março de 2021, assumiu como secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Assembleia Legislativa recebeu a indicação de Edson Brum / Crédito da foto: Joaquim Moura / ALRS / Divulgação
- publicidade -