Estrela empossa diretoria executiva que vai gerir o Porto

915
Prefeito Elmar Schneider entre as novas diretoras: Elaine Gorgen Strehl e Renata Cherini / Crédito da foto: Pablo Reis / Divulgação

O Governo de Estrela empossou, na manhã desta quinta-feira (14/4), a diretoria executiva da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log). A cerimônia foi realizada no auditório da E-Log, junto ao Porto Fluvial de Estrela.

Foi nomeada como diretora-presidente Elaine Gorgen Strehl; e como diretora-administrativo financeiro Renata Cristina Cherini.

Criada por meio da Lei 77-01/2021, a E-Log nasceu com o objetivo de transformar o município de Estrela em um polo logístico, por meio da gestão do Porto de Estrela, municipalizado ainda no ano de 2020.

Segundo a diretora-presidente Elaine Gorgen Strehl, a escolha pelo formato de “empresa pública” facilita a operação logística da E-log. Mesmo tendo a vinculação com o Governo de Estrela acaba possuindo autonomia para gerir e firmar parcerias. “O prefeito Elmar Schneider foi muito sábio ao escolher este modelo jurídico para a E-Log, pois ele permite que sejam tomadas decisões e criar o cenário ideal para o investimento em logística”, afirma Elaine Strehl.

Renata Cherini, que também é natural de Estrela e já atuou no serviço público municipal, foi escolhida por ter a capacidade de promover articulações entre os setores público e privado, condição essencial para o desenvolvimento da E-Log. “Estrela já é protagonista em tantas áreas, queremos agora que nosso município seja também em logística. Esta empresa terá todo o meu empenho para se transformar em uma gigante do setor”, promete a diretora-administrativo financeira.

O ex-prefeito de Estrela e atual secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann, lembrou do processo para municipalização do porto, iniciado ainda em sua administração. “Era triste ver este espaço sendo mal utilizado e custando caro aos cofres da União. Foi uma força trazer para Estrela a administração do porto. O próximo passo será integrar esta área ao patrimônio do município”, confirma Mallmann.

O prefeito de Estrela Elmar Schneider também destacou o movimento administrativo e político para tornar o Porto de Estrela uma área gerenciada pelo Governo. O chefe do Executivo estrelense apresentou os dados de arrecadação com a operação no porto, realizada pela empresa Nutritec. “Por mês esta empresa recolhe R$ 300 mil em impostos para o governo do Estado. Além disso, esta operação contribui com o retorno de R$ 80 mil em ICMS para nossa Estrela”, salienta.

Schneider confirmou também a importância da descentralização da E-Log, por ser uma autarquia municipal. “Estamos vivendo um tempo novo. A administração pública não é para amadores, e com esta direção que a E-Log tem, mais os seus conselhos diretivos e fiscal, que se unem a empresários e empreendedores da nossa região, temos certeza de que ela será grandiosa como nós esperamos”, complementa.

Quem são as novas diretoras

A diretora-presidente da E-Log é Elaine Gorgen Strehl. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), tem experiência na área de contabilidade pública e privada.

Mestre em Administração, já foi vice-presidente de relação com os Profissionais do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RS) de 2018 a 2021 e vice-presidente de Registro do CRC-RS na atual gestão.

Elaine atuou na comissão de Estudos de Contabilidade Pública de 2008 a 2012 e na comissão da Mulher Contabilista entre os anos de 2013 e 2017, como integrante do Conselho Regional de Contabilidade do RS.

Contadora na Prefeitura Municipal de Estrela desde 2003, foi secretária da Fazenda em Estrela nos anos de 2007 a 2012, na gestão do ex-prefeito Celso Bronstrup; e de março de 2021 a abril de 2022 na gestão do atual prefeito Elmar Schneider.

Elaine é professora nos cursos de graduação na Univates, é membro da diretoria da Aespro e conselheira da Fuvates, além de ter livro e vários artigos científicos já publicados.

Renata Cristina Cherini é formada em Técnico em Administração, e graduanda em Pedagogia. Ela iniciou no setor Público no ano de 2001, como estagiária na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Entre os anos de 2001 e 2006 trabalhou como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, no gabinete do então deputado Elmar Schneider. Em 2012 retornou a Estrela, para trabalhar no gabinete do ex-prefeito Rafael Mallmann, onde permaneceu até o ano de 2016.

Atualmente, desempenhava a função de vice-diretora do Núcleo de Acolhimento Provisório, no município de Taquari, na Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul.

- publicidade -