15ª edição do Taquari-Antas Vivo contou com mais de 300 voluntários

Colaboradores se reuniram às margens do rio Taquari. Quase 10 toneladas de resíduos foram recolhidas do meio-ambiente

641
Voluntários se mobilizaram para a 15ª edição / Crédito: Lucas Santos / Divulgação

Na manhã deste sábado (23/4), quase 10 toneladas de resíduos foram recolhidas das margens do rio Taquari por mais de 300 voluntários durante a 15ª edição da ação voluntária “Viva o Taquari-Antas Vivo”.

O movimento foi coordenado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado e aconteceu em cinco municípios do Vale do Taquari.

Em Lajeado, a mobilização foi concentrada no Porto dos Bruder e teve a participação de mais de 150 pessoas. Segundo o diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Acil, Lucas Lengler, depois de dois anos sem a realização da atividade, é necessário despertar o espírito do voluntariado na sociedade e evidenciar a importância dos recursos naturais.

Lengler parabenizou o envolvimento dos voluntários para a 15ª edição / Crédito: Lucas Santos / Divulgação

O coordenador da ação, Gilberto Soares, compartilhou a alegria de estar novamente com o grupo de voluntários às margens do rio. “Vamos, juntos, trabalhar para a conscientização e para que um dia possamos nos reunir para conversar e ouvir poesias a beira do nosso Taquari”, concluiu.

Soares falou sobre importância da conscientização para mantermos o rio limpo / Crédito: Lucas Santos / Divulgação

Além da ação de recolhimento, a 15ª edição contou com outras atividades, como a exposição da 9ª edição da “Mostra Espelhos – como o rio Taquari nos vê”, passeio de canoa havaiana, oferecido pela Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca) de Estrela e roda de conversa promovida pelas empresas apoiadoras da ação.

Aeca ofereceu passeio de Canoa Havaiana aos voluntários / Crédito: Lucas Santos / Divulgação

Cinco municípios
O movimento voluntário também foi realizado simultaneamente aos municípios de Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Roca Sales. Devido ao mau tempo, Venâncio Aires teve que adiar a mobilização. Segundo a organização, a característica da margem do rio, em Mariante, poderia oferecer risco aos voluntários. Uma nova data deve ser marcada para realizar o movimento somente em Venâncio.

Ação em números
Em Lajeado, 165 voluntários recolheram 1.094kg de resíduos das margens e água do rio Taquari. Estrela teve o envolvimento de 53 voluntários que recolheram 8.400kg de resíduos. Arroio do Meio não realizou recolhimento.

O município expôs, na rua coberta, a “Mostra Espelhos” e fez ações de conscientização a quem passava pelo local. Cruzeiro do Sul mobilizou 20 voluntários e recolheu 55kg de lixo. E Roca Sales, pela primeira vez na ação, teve o envolvimento de 20 voluntários que recolheram 284kg de resíduos.

- publicidade -