Museu de Ciências comemora 22 anos com palestras sobre mudanças climáticas

Evento é na quarta-feira (4/5) e aberto à comunidade

500

A Universidade do Vale do Taquari – Univates está comemorando os 22 anos do Museu de Ciências (MCN) com duas palestras, na quarta-feira (4/5), a partir das 19h10. O evento acontece no Auditório do Prédio 9 do campus da Univates em Lajeado. As inscrições são gratuitas e realizadas por meio deste link

As palestras têm relação com a nova exposição do Museu, “Mudanças climáticas: carbono ontem, hoje e amanhã”, cuja inauguração será na Semana de Museus, de segunda-feira (16/5) a sexta-feira (20/5).

O primeiro evento é “Realidade climática e a injustiça ambiental”, com a professora  Cláudia Padão Rovani. A segunda atividade da noite é a fala intitulada “Ciclos climáticos de longo termo e a falácia da normalidade”, com o professor da Univates André Jasper. 

Saiba mais sobre o Museu 

O espaço recebeu, ao longo dos anos, mais de cem mil visitantes, que puderam aprender mais sobre ciências em seus acervos e exposições. As coleções somam mais de 135 mil itens e tombos de patrimônio pertencentes ao Vale do Taquari. 

Enquanto laboratório, o MCN Univates é um espaço de iniciação científica e capacitação técnica dos estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade, além de prestar assessorias e consultorias para a comunidade regional em suas áreas de atuação (arqueologia, história regional, preservação de fontes históricas, acarologia, botânica, ecologia e evolução, paleobotânica e evolução de biomas e zoologia). 

O espaço também tem como finalidade produzir conhecimento científico sobre aspectos ambientais, priorizando as dinâmicas regionais e ser espaço para divulgação e educação científica. 

Números do Museu 

– Coleção de Arqueologia – 41.492 itens

– Coleção de Botânica – 5.788 tombos

– Coleção de Zoologia – Invertebrados: 4.578 tombos e Vertebrados 1.881 tombos. Em número de indivíduos, aproximadamente 21 mil invertebrados e 15 mil vertebrados.

– Coleção de Paleontologia – 1.345 tombos

– Acervo histórico regional – 79.968 itens

- publicidade -