Campanha de Vacinação e nova etapa têm procura mediana em Estrela

A primeira fase da 24ª Campanha Nacional contra a Influenza (Gripe) chegou ao fim no sábado (30/4), com realização da especial data para imunização dos primeiros grupos prioritários

549
Crédito: Pexels

No sábado (30/4), Estrela relizou o “Dia D” da primeira fase da 24ª Campanha Nacional contra a Influenza (Gripe), estendido também à aplicação da Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). A Unidade Básica de Saúde Central – Posto Central (Rua General Osório, 427, Bairro Oriental) ficou aberta das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

A procura das pessoas dos grupos prioritários autorizados foi mais intensa do que o registrado desde o início da campanha, mas ainda abaixo das expectativas e na comparação com outros anos da campanha. A segunda etapa, com novos grupos prioritários, já está em andamento.

Além dos grupos prioritários iniciais, a vacinação na sua primeira etapa já estava estava sendo permitida em Estrela há uma semana às pessoas com comorbidades; com deficiência permanente e em especial às crianças menores de cinco anos, até como forma de aproveitar a visita destas às unidades de saúde para a imunização da Tríplice Viral e outras vacinas de rotina. E foram elas as que mais marcaram presença no Dia D.

Mais de 200 doses foram aplicadas a esta faixa etária. Também mais de 60 idosos e 15 profissionais de saúde receberam a vacina. Aproveitando a estrutura montada e as equipes mobilizadas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Estrela realizou o mesmo procedimento adotado em outros municípios: aplicou a vacina a pessoas do segundo grupo prioritário que estavam acompanhando outros beneficiados. Ao todo foram mais de 50 doses extras aplicadas.

Segunda etapa
A segunda etapa vai de 2 de maio a 3 de junho e teve como público-alvo antecipado crianças de 6 meses a 5 anos, além de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, permite desde esta segunda-feira (2/4) também a imunização de mulheres gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade. No primeiro dia de vacinas a procura foi média em todas as unidades.

Locais e horários
Serviço de Assistência Especializada (SAE) (Avenida Rio Branco, nº 1.127 – Bairro Oriental)
7h às 14h
Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros:
Indústrias (Rua Frederico A. Sulzbach, nº 228);
Moinhos (Rua Santo Antônio, s/nº )
Imigrantes (Rua Walter Pedro Caye, nº 280)
7h30 às 12h /13h às 16h30
Unidade Básica de Saúde Boa União (Rua Padre José Junges, nº 291, Bairro Boa União)
7h às 17h
Unidade Básica de Saúde Central – Posto Central (Rua General Osório, 427, Bairro Oriental)
7h30 às 14h
Unidade Básica de Saúde Central – Posto Central (Rua General Osório, 427, Bairro Oriental)
8h às 14h

Tríplice Viral
A vacina contra o Sarampo, que faz parte da imunização de rotina e tem o esquema vacinal previsto de uma dose da Tríplice Viral (contra Sarampo, Caxumba e Rubéola), está sendo aplicada, além das crianças, aos trabalhadores da saúde (para revisar o esquema profissional e garantir que os mesmos tenham duas doses).

Vale ressaltar que ambas as vacinas, tanto a contra a Gripe quanto a contra o Sarampo, podem ser administradas na mesma visita à UBS. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para a redução de oportunidades perdidas de vacinação.

Outras
No atual momento, a vacinação para outras enfermidades segue ocorrendo na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central (localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental), das 7h30 às 13h30. Já a Vacinação Covid, também no Posto Central, com imunização diária até as 14h. Mais informações pelo Whats 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.

- publicidade -