Concerto Flashback do Conjunto Instrumental do CT traz emoção ao público

888
Evento lotou auditório da Sicredi Ouro Branco

Uma noite especial, um clima de nostalgia, muita emoção, lágrimas nos olhos e efusivas palmas fecharam a programação especial da Semana de Dia das Mães do Colégio Teutônia. Além de atividades em sala de aula, na sexta-feira (6/5) ocorreu o Concerto Flashback – Especial Dia das Mães. A apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia lotou o auditório da Sicredi Ouro Branco, no Bairro Languiru.

Além de proporcionar um momento cultural à comunidade, ainda oportunizou experiência de palco aos instrumentistas. No repertório, sucessos das décadas de 80 e 90, entre eles Queen, The Police, Stevie Wonder, Rod Stewart, Foo Fighters e Roxette, entre outros.

O maestro Lucas Grave agradeceu a presença de todos e parabenizou o grupo. “Foi um grande desafio preparar o repertório e a apresentação num curto espaço de tempo, mas ter um concerto logo no primeiro semestre motiva os instrumentistas e traz as famílias para perto, mostra a importância de todos os ensaios e a caminhada desses jovens com seus instrumentos musicais. O repertório foi composto por músicas que marcaram época”, disse.

Até a apresentação, foram nove ensaios. Dos 41 integrantes do Conjunto, 28 já participavam do grupo em 2021 e 13 são “novatos”.

Festival de Música de Teutônia

Depois de ser adiado em virtude da pandemia, o Colégio Teutônia reedita o tradicional Festival de Música de Teutônia. A 5ª edição ocorre de 17 a 22 de julho e integra a programação de 70 anos da Fundação Agrícola Teutônia (FAT), entidade mantenedora do CT.

O evento terá um dia a mais que as edições anteriores, aproveitando a estrutura, a presença de professores e participação dos instrumentistas. Nos próximos dias inicia a divulgação da programação e dos professores que ministram as oficinas.

“Teremos algumas novidades, como cursos que ocorrem pela primeira vez. Já temos a confirmação de professores do Cento do país e até de fora”, adianta Grave. As inscrições para o Festival devem abrir até o fim do mês de maio.

Turnê Europa

O Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia também já planeja a 4ª Turnê Europa para 2023. A primeira edição ocorreu em 2015, passando pela Alemanha e Suíça; em 2017, Alemanha, França e Áustria; e em 2020, Alemanha, Itália, Holanda, Áustria e França.

O grupo leva a arte teutoniense, gaúcha e brasileira ao Velho Continente. “Eles esperam por concertos, inclusive, com músicas do folclore alemão, muitos não imaginam que temos kerbs, festas de comunidade e corais na nossa região. Para eles é uma volta ao passado e nós mostramos nossa cultura”, conclui Grave.

- publicidade -